ESFORÇO INSTRUCIONAL, COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO COMO DETERMINANTES DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Résumé

Desempenho Organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações. No ambiente escolar, torna-se significativo estudar e entender os caminhos para o alcance do desempenho das escolas, pois é meta brasileira buscar resultados similares aos de países desenvolvidos. Nesta pesquisa, o objetivo é analisar se fatores como comprometimento organizacional, mais especificamente o comprometimento afetivo, normativo e instrumental, satisfação no trabalho e o esforço instrucional dos professores das escolas de Ensino Fundamental de um município localizado no Vale do Caí-RS, influenciam a percepção dos docentes sobre o desempenho organizacional das escolas. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa-descritiva através de uma survey, utilizando-se a técnica da regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados indicam que há uma boa explicação estatística para o modelo teórico proposto e que comprometimento normativo e esforço instrucional possuem influência positiva na visão de desempenho organizacional que os professores possuem.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo Schlindwein, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração (UCS). Pesquisador na Universidade de Caxias do Sul - UCS. 

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração (PUCRS). Professor e Pesquisador na Universidade de Caxias do Sul - UCS. 

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Publiée
2021-07-22