ESFORÇO INSTRUCIONAL, COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO COMO DETERMINANTES DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Abstract
Desempenho Organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações. No ambiente escolar, torna-se significativo estudar e entender os caminhos para o alcance do desempenho das escolas, pois é meta brasileira buscar resultados similares aos de países desenvolvidos. Nesta pesquisa, o objetivo é analisar se fatores como comprometimento organizacional, mais especificamente o comprometimento afetivo, normativo e instrumental, satisfação no trabalho e o esforço instrucional dos professores das escolas de Ensino Fundamental de um município localizado no Vale do Caí-RS, influenciam a percepção dos docentes sobre o desempenho organizacional das escolas. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa-descritiva através de uma survey, utilizando-se a técnica da regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados indicam que há uma boa explicação estatística para o modelo teórico proposto e que comprometimento normativo e esforço instrucional possuem influência positiva na visão de desempenho organizacional que os professores possuem.
References
ALLEN, N. J.; MEYER, J. P.. Organizational Commitment: evidence of career stage effects? Journal Of Business Research, v. 26, n. 1, pp. 49-61, jan. 1993.
ALLEN, N. J.; MEYER, J. P. Affective, continuance, and normative commitment to the organization: An examination of construct validity. Journal of vocational behavior, v. 49, n. 3, p. 252-276, 1996. DOI: https://doi.org/10.1006/jvbe.1996.0043.
ALROWWAD, A. et al. The role of organizational commitment in enhancing organizational effectiveness. 33rd International Business Information Management Association Conference: Education Excellence and Innovation Management through Vision. Pages 9133-9154, 2019.
BAKOTIĆ, D. Relationship between job satisfaction and organisational performance. Economic research-Ekonomska istraživanja, v. 29, n. 1, p. 118-130, 2016. DOI: 10.1080/1331677X.2016.1163946.
BECKER, H. S. Notes on the concept of commitment. American journal of Sociology, v. 66, n. 1, p. 32-40, 1960.
BELLO, J. S. A. Intenção de sair e intenção de permanecer em organizações intensivas em conhecimento: Um estudo com variáveis demográficas e atitudinais. 2017. 202f. Tese (Doutorado) – Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
BUEDE, D. M.; AXELRAD, E. T.; BROWN, D. P.; HUDSON, D. W.; LASKEY, K. B.; STICHA, P. J.; THOMAS, J. L. Inference enterprise models: An approach to organizational performance improvement. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, v. 8, n. 6, p. e1277, 2018. DOI: 10.1002/widm.1277
BURMANSAH; SUJANTO, B.; MUKHTAR, M. Work-life quality, job involvement, and affective commitment of school teachers. International Journal of Recent Technology and Engineering, v. 8, Issue 2 Special Issue 9, Pages 159-164, 2019. DOI: 10.35940/ijrte.B1034.0982S919
CAKI, N.; ASFUROGLU, L.; ERBAS, O. The Relationship between the level of attachment in romantic relations, affective commitment and continuance commitment towards organization: A field research. Procedia Economics and Finance, v. 26, p. 1007-1013, 2015.
DALFOVO, M. S.; MACHADO, M. M.; GONÇALVES, A.; PEREIRA, L. M. Análise da influência da resource based view (RBV) no desempenho organizacional. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE - Ano XIX – V. 1 - N. 36 - Salvador, BA – p. 29 – 59, 2017.
DU, Pey-Lan; HUANG, Ing-Chung; HUANG, Yu-Hwa; CHANG, Chao-Sung.. Dual normative commitments mediating the relationship between perceived investment in employees' development and intention to leave among the healthcare workforce in underserviced areas of Taiwan. Rural & Remote Health, v. 19, n. 1, 2019. DOI: 10.22605/RRH4837
FERNANDES, L. T. Estrutura e desempenho organizacional: uma análise na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014. 132f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2014.
FULLERTON, G. When does commitment lead to loyalty?. Journal of service research, v. 5, n. 4, p. 333-344, 2003. DOI: 10.1177/1094670503251134
GARCIA, L; ARDIGÓ, C.M. Hospitalidade e Marketing: Orientação Para o Mercado e Desempenho de Hotéis no Destino Turístico Costa Verde e Mar (SC). Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 10(2), pp. 250-267, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v10i2p250
HAN, S. L.; SHIM, H. S.; CHOI, W. J. The Effect of Emotional Labor of College Administrative Service Workers on Job Attitudes-Mediating Effect of Emotional Labor on Trust and Organizational Commitment–. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 2473, 2018. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.02473
HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J. ANDERSON, R. E. TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
JOO, B. K. Organizational commitment for knowledge workers: The roles of perceived organizational learning culture, leader–member exchange quality, and turnover intention. Human resource development quarterly, v. 21, n. 1, p. 69-85, 2010. DOI: 10.1002/hrdq.20031
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/panorama. Acesso em: 07 ago. 2018.
KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 3rd edition. New York: The Guilford Press, 2011.
KONG, H.; JEON, J.-E. Daily emotional labor, negative affect state, and emotional exhaustion: cross-level moderators of affective commitment. Sustainability, v. 10, n. 6, p. 1967, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/su10061967
LOPES, E. J.; VECTORE, C.; GOMIDE, S.; MARQUES, S. L. Características psicométricas da escala de avaliação do planejamento e execução do trabalho do professor. In: Anais do Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2001.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D.; WILLS, P. Marketing research: applied approach. 4th edition. New York: Pearson, 2012.
MEDEIROS, C. A. F. COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras. 2003. 166f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J.; GELLATLY, I. R. Affective and continuance commitment to the organization: Evaluation of measures and analysis of concurrent and time-lagged relations. Journal of applied psychology, v. 75, n. 6, p. 710, 1990. DOI: 10.1037/0021-9010.75.6.710
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human resource management review, v. 1, n. 1, p. 61-89, 1991.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. Commitment in the Workplace: Theory, Research, and Application (Advanced Topics in Organizational Behavior). Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1997.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J.; SMITH, C. A. Commitment to organizations and occupations: Extension and test of a three-component conceptualization. Journal of applied psychology, v. 78, n. 4, p. 538, 1993.
MEYER, J. P.; BECKER, T. E.; VANDENBERGHE, C. Employee commitment and motivation: a conceptual analysis and integrative model. Journal of applied psychology, v. 89, n. 6, p. 991, 2004. DOI: 10.1037/0021-9010.89.6.991
MUTERERA, J.; HEMSWORTH, D.; BAREGHEH, A.; GARCIA-RIVERA, B. R. The leader–follower dyad: The link between leader and follower perceptions of transformational leadership and its impact on job satisfaction and organizational performance. International Public Management Journal, v. 21, n. 1, p. 131-162, 2018. DOI: 10.1080/10967494.2015.1106993
NASCIMENTO, R. K. et al. Satisfação no trabalho: associação com características pessoais de professores de Educação Física. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, v. 17, n. 2, p. e34947-e34947, 2019.
NIKPOUR, A. The impact of organizational culture on organizational performance: The mediating role of employee's organizational commitment. International Journal of Organizational Leadership, v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.19236/IJOL.2017.01.05
OLIVEIRA, C. B. E.; ALVES, P. B. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia, vol. 15, núm. 31, pp. 227-238, 2005.
PALOMINO, M. N. CONFLITO, AMBIGUIDADE DE FUNÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: Percepções dos Controllers Brasileiros. 2013. 129F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
PMH (2018) - PREFEITURA MUNICIPAL DE HARMONIA. Disponível em: https://www.harmonia.rs.gov.br/web/noticias/713/harmonia-e-destaque-na-educacao-fundamental. Acesso em: 09 mar. 2020.
PMH (2019) - PREFEITURA MUNICIAL DE HARMONIA. Disponível em: https://www.harmonia.rs.gov.br/web/noticias/1389/com-investimento-de-r-208-mil-municipio-inaugura-tres-novas-salas-de-aula. Acesso em: 04 mar. 2020.
PMH (2020) - PREFEITURA MUNICIPAL DE HARMONIA. Disponível em: https://www.harmonia.rs.gov.br/web/pesquisar. Acesso em 09 mar. 2020.
PORTER, L. W.; STEERS, R. M.; MOWDAY, R. T.; BOULIAN, P. V. Organizational commitment, job satisfaction, and turnover among psychiatric technicians. Journal of applied psychology, v. 59, n. 5, p. 603, 1974. DOI: 10.1037/h0037335
REGO, A.; CUNHA, M. P.; Workplace spirituality and organizational commitment: an empirical study. Journal of Organizational Change Management, Volume: 21, Edição:1 Páginas: 53-75, 2008. DOI: 10.1108/09534810810847039
ROCHA, M. S. et al. Comprometimento Organizacional e Percepções Temporais: Um Estudo sobre Jovens Trabalhadores. Teoria e Prática em Administração (TPA), v. 9, n. 1, p. 29-48, 2019.
ROWE, D. E. O. Múltiplos comprometimentos e suas relações com o desempenho: Um estudo entre docentes do ensino superior brasileiro em IEs públicas e privadas. 2008. 244f. Tese (Doutorado) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
ROWE, D. E. O; BASTOS, A. V.B.; PINHO, A. P. M. Vínculos Com a Carreira e Esforço Instrucional: Um Estudo Entre Docentes do Ensino Superior. ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, v. 34, 2010.
ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V.B.; PINHO, A. P. M. Comprometimento e Entrincheiramento na Carreira: um Estudo de suas Influências no Esforço Instrucional do Docente do Ensino Superior. Revista de Administração Contemporânea, vol. 15, núm. 6, pp. 973-992, 2011.
ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V.B.; PINHO, A. P. M. Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do ensino superior no Brasil. Organizações & Sociedade, v.20 - n.66, p. 501-522, 2013. DOI: 10.1590/S1984-92302013000300008
SAWAEAN, F.; ALI, K. The mediation effect of TQM practices on the relationship between entrepreneurial leadership and organizational performance of SMEs in Kuwait. Management Science Letters, v. 10, n. 4, p. 789-800, 2020.
SCHEIBLE, A. C. F.; BASTOS, A. V. B. Práticas De Gestão Democrática como Mediador da Relação entre Comprometimento e Desempenho. Rev. Eletrônica de Ciência Administrativa, Vol. 6, Nº. 1, págs. 1-16, 2007.
SHRIVASTAVA, A. Effect of affective, normative and continuance commitment on organizational effectiveness. Indian Journal of Public Health Research & Development, v. 9, n. 11, p. 1977-1986, 2018.
SILVA, R. T. Comprometimento com a própria carreira e com o processo de ensino: pesquisa survey com professores da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2016. 156f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SIQUEIRA, M. M. M. Satisfação no trabalho. Medidas do Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. Pg 265 – 274
TARRANT, T. A. Role conflict, role ambiguity and job satisfaction of the nurse executive. 2008. 145F. Tese (Doutorado) – Divisão de Ciências da Saúde, Universidade de Nevada, Las Vegas, 2008.
TILLMAN, C. J.; GONZALES, K.; CRAWFORD, W. S.; LAWRENCE, E. R. Affective responses to abuse in the workplace: The role of hope and affective commitment. International Journal of Selection and Assessment, v. 26, n. 1, p. 57-65, 2018. DOI: 10.1111/ijsa.12203
TSAI, S.-B. Using the DEMATEL model to explore the job satisfaction of research and development professionals in china's photovoltaic cell industry. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 81, p. 62-68, 2018.
WIDJAJA, B.; SUMINTAPURA, I.; YANI, A. Exploring the triangular relationship among information and communication technology, business innovation and organizational performance. Management Science Letters, v. 10, n. 1, p. 163-174, 2020.
WIENER, Y. Commitment in organizations: A normative view. Academy of management review, v. 7, n. 3, p. 418-428, 1982.
WOZNYJ, H. M. et al. Climate and organizational performance in long‐term care facilities: The role of affective commitment. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 92, n. 1, p. 122-143, 2019. DOI: 10.1111/joop.12235
ZEMKE, R.; RAINES, C.; FILIPCZAK, B. Choque de gerações. Executive Digest, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).