O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Résumé

A pesquisa realizada teve como objetivo analisar as influências do PIBID para o processo de formação inicial do futuro professor a partir dos olhares dos coordenadores do programa dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir de uma análise qualitativa do tipo descritiva, sustentada em uma entrevista semiestruturada, cujas interlocuções foram pautadas em duas temáticas centrais, sendo elas: caracterização e entendimento do PIBID; e, influências do PIBID no processo de formação docente. O estudo aponta que o programa confere diversos benefícios e influencia positivamente no processo formativo dos futuros docentes, fazendo com que a identidade profissional seja moldada de forma mais contundente pelas articulações geradas no ambiente escolar e destaca que o PIBID vem facilitando o estreitamento da relação entre universidade e escola, efetivando benefícios para além do processo de formação do futuro professor.

Bibliographies de l'auteur

Leonardo Cordeiro de Queiroz, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação (PPE/UEM). Licenciado em Educação Física (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEEFE).

Bruna Solera, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Em Educação Física (UEM/UEL). Mestre em Educação Física (UEM). Graduada em Educação Física (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

Maria Carolina Miesse, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós Graduação Em Educação (PPE/UEM). Graduada em Pedagogia (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEEFE).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual do Paraná e Centro Universitário de Maringá

Doutor em Educação Física (UEM). Mestre em Educação (UFSM). Especialização em Educação Física Escolar (UFSM). Graduado em Educação Física (UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE)

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física (UEM). Mestre em Educação Física (UEM). Graduada em Educação Física (UEM) e Pedagogia (UNINTER). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM). Mestre em Educação Física (UEL). Graduada em Educação Física (UEL) e Pedagogia (FAFIPA). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (UEM) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

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Publiée
2021-08-27
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos