O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Keywords: PIBID, Teacher Training, Initial Formation

Abstract

The research carried out had as objective to analyze the influences of PIBID for the process of initial formation of the future teacher from the looks of the program coordinators of the different degree courses of the State University of Maringá (UEM). From a qualitative analysis of the descriptive type, supported by a semi-structured interview, whose interlocutions were based on two central themes, namely: characterization and understanding of PIBID; and, influences of PIBID in the teacher training process. The study points out that the program confers several benefits and positively influences the training process of future teachers, causing professional identity to be shaped more forcefully by the articulations generated in the school environment and highlights that PIBID has been facilitating the narrowing of the relationship between university and school, providing benefits beyond the process of training the future teacher.

Author Biographies

Leonardo Cordeiro de Queiroz, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação (PPE/UEM). Licenciado em Educação Física (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEEFE).

Bruna Solera, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Em Educação Física (UEM/UEL). Mestre em Educação Física (UEM). Graduada em Educação Física (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

Maria Carolina Miesse, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós Graduação Em Educação (PPE/UEM). Graduada em Pedagogia (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEEFE).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual do Paraná e Centro Universitário de Maringá

Doutor em Educação Física (UEM). Mestre em Educação (UFSM). Especialização em Educação Física Escolar (UFSM). Graduado em Educação Física (UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE)

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física (UEM). Mestre em Educação Física (UEM). Graduada em Educação Física (UEM) e Pedagogia (UNINTER). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM). Mestre em Educação Física (UEL). Graduada em Educação Física (UEL) e Pedagogia (FAFIPA). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (UEM) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

References

AMBROSETTI, N. B.; NASCIMENTO, M. G. C. A.; ALMEIDA, P. A.; CALIL, A. M. G. C.; PASSOS, L. F. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, 2013. Disponibilidade em: Acesso em: 13 fev. 2020.

BISCONSINI, C. R.; FLORES, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, p. 1-13, 2016. Disponibilidade em: Acesso em: 19 mai. 2020.

BISCONSINI, C. R.; TEIXEIRA, F. C.; ANVERSA, A. L. B.; OLIVEIRA, A. A. B. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, v. 23, n. 1, p. 75-87, 2019. Disponibilidade em: < http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7497> Acesso em: 19 mai. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 2019, Seção 1, p. 142.

______. Edital MEC/CAPES 07/2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID chamada pública para apresentação de propostas edital Nº 7/2018. Brasília, DF, 01 de março de 2018.

BRITO, A. E. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, p. 1-6, 2006.

CARVALHO, A. D. F. PIBID: Experiências e reflexões. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, p. 489-505, 2012.

CAVALCANTE, M. M. S.; SANTOS, M. A. B.; SILVA, S. P.; FERREIRA, H. S. PIBID como experiência de formação: perspectivas de professores supervisores. Revista Educação: Teoria e Prática, v. 29, n. 61, 2019. Disponibilidade em: < http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12980> Acesso em: 13 fev. 2020.

CLATES, D. M.; GÜNTHER, M. C. C. O Pibid e o percurso formativo de professores de educação física. Motrivivência, Santa Maria, v.27, n.46, p. 53-68, 2015. Disponibilidade em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/39550> Acesso em: 17 mar. 2020.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2011.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 2005.

FILHO, J. R. E.; ROCHA, A. M. Educação entre utopia e realidade: relações de poder normativo e institucional nas experiências do PIBID 2018. Revista Humanidades e inovação, v. 7, n. 6, p. 106-115, 2020. Disponibilidade em: < https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2530> Acesso em: 15 fev. 2020.

FREITAS, B. M.; COSTA, E. A. S.; LIMA, M. S. L. O Estágio Curricular Supervisionado e construção da profissionalidade docente. Revista Expressão Católica, v. 6, n. 1, p. 36-42, 2017. Disponibilidade em: Acesso em: 03 mar. 2020.

GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente. v. 03, n. 03, p. 11-49, 2010. Disponibilidade em: < https://idus.us.es/handle/11441/31834> Acesso em: 03 mar. 2020.
GÜNTHER, M. C. C.; COSTA; T. M. Pibid/Cultura Esportiva da Escola e: O Processo Formativo dos estudantes de Educação Física. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 8, nº 1, p. 118-134, 2014. Disponibilidade em: Acesso em: 13 fev. 2020.

LIMA, E.; MACHADO, L. A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação Unisinos, v. 18, n. 2, p. 121-129, 2014. Disponibilidade em: < http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/2801> Acesso em: 13 fev. 2020.

LIMA, F. C. S.; MOURA, M. G. C. A formação continuada de professores como instrumento de ressignificação da prática pedagógica. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 242-258, 2018. Disponibilidade em: < https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/8242> Acesso em: 14 fev. 2020.

LIMA, G. O.; SANTO, M. V. M. E.; FILHO, M. A. S. M.; SILVA, C. D. P. Teoria e Prática: Dificuldades Enfrentadas pelos Futuros Professores no Campo de Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia. Revista Eletrônica da Estácio Recife, v. 2, n. 2, 2016.

LIMA, M. E. B. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação prática dos futuros professores de Educação Física: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Limoeiro do Norte, 2015.

LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 95-108, 9 maio 2009. Disponibilidade em < https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7> Acesso em: 16 mar. 2020.

MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Disponibilidade em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114753> Acesso em: 07 fev. 2020.

MATOS, D. M.; CARDOSO, A. L.; ORTIGARA, V. Pibid na formação de professores de Educação Física: expectativa e realidade. Comunicações, Criciúma, v.23, nº 3, p. 113-126, 2016.

MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; FUSARI, J.C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n.1, p. 15-30, 2017. Disponibilidade em: < http://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/128191> Acesso em: 15 fev. 2020.

PRADA, L. E. A. Formação continuada de professores: experiências em alguns países. Rev. Online da Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, v.2, n.3, p.97-116, 2009.

SANTOS, J. C.; DAMASCENO, H. L. C.; SANTOS, E. J. A constituição da identidade docente a partir do PIBID: uma experiência de formação de licenciandos em computação no IFBA-Campus Santo Amaro-BA. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 10, p. 385-390, 2019. Disponibilidade em: < https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1091> Acesso em 15 mar. 2020.

STANO, R.; COIMBRA, C. A teoria-prática do professor-formador: contextualizações na formação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, n. 12, p. 33-36, 2017. Disponibilidade em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6349114> Acesso em 13 fev. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. Trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Editora Vozes; 9ª Edição, 2014.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e sociedade, Campinas, v. 21, n.73, p. 209-244, 2000. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302000000400013&script=sci_arttext> Acesso em: 16 fev. 2020.

VIEIRA, V. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 61-70, 2002.

ZANON, L. B.; HAMES, C.; SANGIOGO, F. A. Interações em espaços de formação docente inicial na perspectiva da (re)construção do currículo escolar na modalidade de Situação de Estudo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 21-35, 2012.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010. Disponibilidade em: < https://periodicos.ufsm.br/index.php/reveducacao/article/view/2357> Acesso em: 16 fev. 2020.
Published
2021-08-27
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos