O ENSINO DO SLACKLINE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA EXPERIÊNCIA DE BONDÍA: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL?
Résumé
A Educação Física configura-se como um componente curricular que se propõe a tematizar uma gama de práticas corporais no interior da escola. Para tanto, é necessário que o professor utilize abordagens pedagógicas que lhe deem subsídio teórico/metodológico para tal intento. Dentro disso, apresentamos uma proposição para o ensino das práticas corporais de aventura tendo como princípio norteador a Pedagogia da experiência, do filósofo da Educação Jorge Larrosa Bondía. A partir dessa proposição, apresentamos um relato de uma experiência pedagógica com o ensino do slackline, ocorrida em uma turma de escolares do ensino médio, orientada pelas dimensões formativas do par categorial experiência/sentido.
Références
BETTI, Mauro. Ensino de primeiro e segundo grau: educação física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 3, n. 2. p. 282–287, 1992.
_______. Valores e finalidades na educação física escolar: uma concepção sistêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 16, n. 1, p. 14-21, 1994.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002, p. 20-169.
_______. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.
BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
_______. Por uma teoria da prática. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 73-127, 1996.
_______.; GONZÁLEZ, F. J. Educação física escolar. In: GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (Orgs.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2005, p. 144-150.
BUNGENSTAB, G et. al. Educação física no ensino médio: possibilidades de ensino das práticas corporais (de aventura). Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 21, n. 03 p. 29-40, set./dez., 2017.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, E. P. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da Educação Física Escolar. Cadernos de formação RBCE. p. 10-21, mar. 2010.
GUEDES, D. G. Slackline: desafios e possibilidades no ambiente escolar. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 23, n. 01, p. 48-57, jan./abr., 2019.
INACIO, H. L. et. al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, p. 168-187, 2016.
LAZZAROTTI FILHO, Ari et. al. O termo “práticas corporais” na literatura cientifica brasileira e sua repercussão no campo da educação física. Movimento, v.16, n. 1, jun., 2009.
PEREIRA, Flávio Medeiros. Dialética da cultura física. São Paulo: Ícone, 1988.
POLI, Jonas de Jesus Carvalho; SILVA, Adamor Oliveira da.; PEREIRA, Dimitri Wuo. Slackline uma nova opção nas aulas de Educação Física. Lecturas Educacion Física y Deportes, a. 17, n. 174, nov., 2012.
RANGEL, Irene, Conceição, Andrade. Educação Física na Infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
SILVA, A. M et al. Corpo e experiência: para pensar as práticas corporais. In: FALCÃO, J. L.; SARAIVA. M. C. (Orgs). Práticas corporais no contexto contemporâneo: (in)tensas experiências. Florianópolis, SC: Copiart, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).