ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA SEGUNDA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

Este artigo baseia-se na observação de 22 aulas de Língua Portuguesa em turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior de Alagoas.  O objetivo foi identificar as dificuldades docente referentes ao trabalho com a leitura e a produção escrita dos alunos, bem como o interesse, participação e aprendizagem discente durante o referido processo. Identificou-se, portanto, um número bastante reduzido de atividades que buscassem envolver a turma com a leitura e produção do texto escrito, além do desinteresse dos alunos pelas referidas práticas. Constatou-se a necessidade basilar de o professor priorizar aulas que visem ao envolvimento do aprendiz com o texto escrito e, consequentemente, conduzi-lo ao interesse pela diversidade de gêneros textuais escritos que circulam no espaço escolar e além dele. As discussões apresentadas ancoram-se nas teorias de Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008), Antunes (2007; 2009), Schneuwly e Dolz (2010), entre outros. 

Bibliographies de l'auteur

Elizabeth Pereira Martins, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Sandra Araujo Lima Cavalcante, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Références

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Publiée
2023-09-20
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Artigos