ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA SEGUNDA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Résumé
Este artigo baseia-se na observação de 22 aulas de Língua Portuguesa em turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior de Alagoas. O objetivo foi identificar as dificuldades docente referentes ao trabalho com a leitura e a produção escrita dos alunos, bem como o interesse, participação e aprendizagem discente durante o referido processo. Identificou-se, portanto, um número bastante reduzido de atividades que buscassem envolver a turma com a leitura e produção do texto escrito, além do desinteresse dos alunos pelas referidas práticas. Constatou-se a necessidade basilar de o professor priorizar aulas que visem ao envolvimento do aprendiz com o texto escrito e, consequentemente, conduzi-lo ao interesse pela diversidade de gêneros textuais escritos que circulam no espaço escolar e além dele. As discussões apresentadas ancoram-se nas teorias de Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008), Antunes (2007; 2009), Schneuwly e Dolz (2010), entre outros.
Références
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