ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA SEGUNDA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este artigo baseia-se na observação de 22 aulas de Língua Portuguesa em turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior de Alagoas. O objetivo foi identificar as dificuldades docente referentes ao trabalho com a leitura e a produção escrita dos alunos, bem como o interesse, participação e aprendizagem discente durante o referido processo. Identificou-se, portanto, um número bastante reduzido de atividades que buscassem envolver a turma com a leitura e produção do texto escrito, além do desinteresse dos alunos pelas referidas práticas. Constatou-se a necessidade basilar de o professor priorizar aulas que visem ao envolvimento do aprendiz com o texto escrito e, consequentemente, conduzi-lo ao interesse pela diversidade de gêneros textuais escritos que circulam no espaço escolar e além dele. As discussões apresentadas ancoram-se nas teorias de Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008), Antunes (2007; 2009), Schneuwly e Dolz (2010), entre outros.
References
Antunes, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAZERMAN, Charles. Agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BNCC PRÁTICA: Aprenda tudo sobre as competências gerais. Associação Nova Escola.
CHIAPPINI, Lígia. A circulação de textos na escola: um projeto de formação-pesquisa. In: CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, João Wanderley. A presença do texto em sala de aula. In: Lingua(gem), texto, discurso: entre a reflexão e a prática. Editora Lucerna Vol. 1, 2006.
GERALDI, João Wanderlei. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2001.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2018.
LIMA, Sandra Araújo. A crônica e a prática escolar de leitura e o ensino médio, Maceió 2012. Dissertação de Mestrado em Educação Brasileira - do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Apresentação-Gêneros orais e escritos como objetos de ensino: Modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY; Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SAUTCHUK, Inez. A produção dialógica do texto escrito: um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares- das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY; Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).