REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MACHADINHA/QUISSAMÃ/RJ

  • Maria Clareth Gonçalves Reis UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)
  • Maria Raimunda Penha Soares Universidade Federal Fluminense, Campus Rio das Ostras
  • Rute Ramos da Silva Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé

Résumé

Apresentamos um relato de experiências acerca da implementação da Educação Escolar Quilombola na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, situada no Quilombo Machadinha, em Quissamã/RJ, tendo como foco as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Para isto, exibiremos o contexto histórico das comunidades quilombolas no Estado do Rio de Janeiro, situando o Quilombo Machadinha. Trazemos passos para implementação das Diretrizes na referida escola, priorizando o encontro de Formação realizado em abril, deste. Apontamos as metas para darmos prosseguimento a parceria já estabelecida entre a Secretaria de Educação do Município de Quissamã, a escola e a comunidade, a fim de  termos uma proposta curricular que contemple uma Educação Escolar efetivamente Quilombola. A opção metodológica foi pela pesquisa-ação, pela estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual pesquisadores e participantes representativos da situação estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986).

 

 

Palavras-chave: Educação; Escola; Quilombo; Diretrizes.

Biographie de l'auteur

Maria Clareth Gonçalves Reis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Montes Claros, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI/UENF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico- Raciais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil. Identidade Negra. Educação Escolar Quilombola. Quilombos e Luta pela Terra. Educação Inclusiva. Arte e Educação.

Références

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Publiée
2017-11-07