A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE APOIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Résumé
O presente trabalho tem como objetivo geral: refletir sobre a importância do lúdico como estratégia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. A problemática do artigo concentra-se na seguinte pergunta: “Qual a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem e o papel do professor? A pesquisa de cunho bibliográfica será realizada a partir dos procedimentos da pesquisa qualitativa. A base teórica inclui autores como Vygotsky (1998), Kishimoto (1998); Rufino (2014); Hendler (2010); Bizerra (2017); Pimentel (2008) entre outros autores. Dessa forma, é possível afirmar que os anos iniciais do ensino fundamental é uma fase muito importante e por isso é essencial trabalhar com metodologias diferentes considerando que a ludicidade está inteiramente ligada à aprendizagem, possibilitando inúmeras maneiras do aluno construir e reconstruir seu conhecimento, numa aprendizagem significativa, além de contribuir também para seu desenvolvimento pleno.
Références
BACELAR, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil. Salvador: Editora EDUFBA, 2009.144 p. Disponível em: http://www.edufba.ufba.br/2011/12/ludicidade-e-educacao-infantile. Acesso em:05/08/ 2019.
COSTA, Maria Amélia da Silva.A formação lúdica do professor e suas implicações éticas e estéticas. Psicopedagogia on line. Educação e saúde mental. 28 jun. 2005.disponível em:
BARANITA, Isabel Maria da Costa. A importância do Jogo no desenvolvimento da Criança. 2012. Relatório de Pesquisa Bibliográfica (Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação) Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa. Disponível em:http://www.saosebastiao.sp.gov.br/ef/pages/Corpo/Habilidades/leituras/a1.pdf. acesso em: 05/08/2019.
BIZERRA, Eliane Teixeira Custódio. A ludicidade na relação ensino-aprendizagem: o papel do professor de uma escola de educação infantil de castanhal-PA, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal do Pará-UFPA, Castanhal. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/473/1/TCC_LudicidadeRelacaoEnsino.pdf. Acesso em: 15/08/2019.
HENDLER, Vanícia Behenck. O Lúdico Nas Primeiras Séries Do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Faculdade de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Três Cachoeiras. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142848/000993665.pdf?sequence=1. Acesso em:26/07/2019.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes 1994.
__________, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 2010.
__________, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
KIYA, Marcia Cristina da Silveira. O uso de Jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. Cadernos Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE. Paraná, V. 2. n. 1, p. 01-45. Versão Online ISBN 978-85-8015-079-7. 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_ped_pdp_marcia_cristina_da_silveira_kiya.pdf. Acesso em: 03/10/2019.
MARIA, Vanessa Moraes et all. A Ludicidade No Processo Ensino-Aprendizagem. Corpus et Scientia, vol. 5, n. 2, p.5-17, setembro 2009. Disponível em: file:///C:/Users/bra%20cyber/Downloads/159-347-1-SM%20(2).pdf. Acesso em: 15/08/2019.
MARTINS, Emerson de França. A importância dos jogos na educação fundamental do 6º ao 9º ano na escola estadual de cabeceiras-GO. Universidade de Brasília Faculdade de Educação Física Curso De Licenciatura em Educação Física do Programa Pró- Licenciatura - Planaltina- Df. 2012. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4611/1/2012_EmersondeFrancaMartins.pdf. Acesso em: 05/10/2019.
MAUS, Carla Rosane. O lúdico e a interdisciplinaridade da sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/35689 Acesso em: 05/10/2019.
MIRANDA, Dirce; PAINI, Leonor Dias. A Ludicidade Na Prática Pedagógica. Cadernos Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE. Paraná, V. 1. n. 1, p. 02-25, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_uem_dircemiranda.pdf. Acesso em: 04/10/2019.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 12-ago-2019.
MUNIZ, Simara de Sousa; CAVALCANTE, Noraia Barbosa. A importância do lúdico na educação infantil. Revista Querubim. Rio de Janeiro, Ano 15 nº 37 vol. 7, p.10-20, 2019. Disponível em: www.revistaquerubim.uff.br. Acesso em: 15/08/2019.
PIMENTEL, Alessandra. A ludicidade na educação infantil: uma Abordagem histórico-cultural. Psic. da Ed., São Paulo, 26, 1º sem. de 2008, pp. 109-133. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n26/v26a07.pdf. Acesso em: 15/08/2019.
PIAGET, Jean. A equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do Desenvolvimento. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1962.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagem e representação. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1976.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica [livro eletrônico] / Maria Cristina Trois Dorneles Rau. – Curitiba: Ibpex, 2013. – (Série Dimensões da educação) 2 Mb; PDF. Disponível em: http:// A_LUDICIDADE_NA_EDUCACAO_-_IBPEX_DIGITAL.pdf. Acesso em:03/10/2019.
RIOS, Pedro Paulo Souza; SILVA, Thaynara Oliveira da. O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. In: V Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2018, Olinda-PE. Anais... Campina Grande - PB: Editora Realize, V. 1, 2018, p. 1-12. ISSN 2358-8829. Disponível em: https://docplayer.com.br/148354060-O-ludico-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental-a-brincadeira-deve-continuar.html. Acesso em: 10/09/2019.
RUFINO, Terezinha Clementino da Silva. O lúdico dentro da sala de aula em series iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5814/1/PDFTerezinhaClementinodaSilvaRufino.pdf. Acesso em: 12/09/2019.
SANTOS, Élia Amaral do Carmo. O Lúdico No Processo Ensino-Aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunción-PY. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf. Acesso em: 03/10/2019.
VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1984.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).