IFTO, CULTURA E COMUNIDADES INDÍGENAS: INTERCÂMBIO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES
Résumé
Este relato tem como objetivo apresentar experiências de atividades extensionistas do Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia, desenvolvidas em duas aldeias indígenas javaé da Ilha do Bananal (TO), envolvendo servidores e alunos dos Cursos Técnico Concomitante em Informática e em Agricultura do IFTO e a população indígena da aldeia Canuanã e da Aldeia Boa Esperança. Objetivando promover a reflexão sobre os aspectos identitários do formosense, por meio dessa troca de experiências, vivenciamos o cotidiano indígena, conhecendo práticas culturais, forma de interação e o processo educacional.
Références
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/1996. E alterações pela Lei 11.741/2008. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do Instituto Federal do Tocantins. Aprovado pela Resolução nº 38/2013/CONSUP/IFTO, de 20 de agosto de 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Plano operativo de prevenção e combate aos incêndios florestais - município de Formoso do Araguaia (TO). Gurupi, nov. 2013.
SIQUEIRA, Divino Allan. Nação Ilha do Bananal - Gurupi: Lógica, 2013. v. 2. (Série Retratos do Tocantins).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).