IFTO, CULTURA E COMUNIDADES INDÍGENAS: INTERCÂMBIO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES
Abstract
Este relato tem como objetivo apresentar experiências de atividades extensionistas do Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia, desenvolvidas em duas aldeias indígenas javaé da Ilha do Bananal (TO), envolvendo servidores e alunos dos Cursos Técnico Concomitante em Informática e em Agricultura do IFTO e a população indígena da aldeia Canuanã e da Aldeia Boa Esperança. Objetivando promover a reflexão sobre os aspectos identitários do formosense, por meio dessa troca de experiências, vivenciamos o cotidiano indígena, conhecendo práticas culturais, forma de interação e o processo educacional.
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/1996. E alterações pela Lei 11.741/2008. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do Instituto Federal do Tocantins. Aprovado pela Resolução nº 38/2013/CONSUP/IFTO, de 20 de agosto de 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Plano operativo de prevenção e combate aos incêndios florestais - município de Formoso do Araguaia (TO). Gurupi, nov. 2013.
SIQUEIRA, Divino Allan. Nação Ilha do Bananal - Gurupi: Lógica, 2013. v. 2. (Série Retratos do Tocantins).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).