O MUNDO DO TRABALHO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Résumé
Este estudo trata do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) e analisa as novas bases do mundo do trabalho (MT) enquanto espaço de aprendizagem, apontando perspectivas para esta etapa e forma de ensino. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica em obras dos autores: Antunes (1999), Behring (2003), Behring e Boschetti (2008), Boneto e Piñero (2000), Borges (2010), Candau (2011), Ciavatta (2008, 2006), Frigotto, Ramos e Ciavatta (2005), Gomes (2003), Harvey (2000), Kuenzer (2004, 2005), Oliveira e Messaro (2014), Pochmann (2004), Ramos (2003, 2006, 2008), Rays (1996), Saviani (2007) entre outros. Como organização, apresenta novas bases do MT na atualidade e perspectivas para o EMIEP. Esses pontos indicam que tomar o MT como campo de aprendizagem do EMIEP permite que o estudante (re)descubra a concepção de realidade como totalidade, aprenda o conhecimento em movimento e perceba que as relações educação-sociedade não ocorrem sem conflitos e contradições.
Références
ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo. Moderna, 2006.
BEHRING, E. R. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.
¬¬¬¬¬¬______; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BONETTO, M. S.; PIÑERO, M. T. Las transformaciones em el mundo del trabajo: la reconfiguracion del sujeto trabajador. Revista Crítica Jurídica, Córdoba, n.17, ago. 2000.
BORGES, L. Mudanças no mundo trabalho, mudanças na educação. Revista Contemporânea da Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 156-176, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1607. Acesso em: 05 maio 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, p. 18. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5154-23-julho-2004-533121-publicacaooriginal-16200-pe.html. Acesso em: 20 jan. 2019.
CANDAU, V. M. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
______; LELIS, I. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU. Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 49-63.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
______. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo in: FRIGOTTO, G. (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 100-137.
FIGARO, R. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Organicom, São Paulo, n. 9, p. 90-100, 2º sem. 2008.
Disponível em: http://www.eca.usp.br/departam/crp/cursos/posgrad/gestcorp/organicom/re_vista9/90.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho, Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GOMES, D. G. P. Princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e a flexibilização da legislação trabalhista. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, p. 92-143, jul/set. 2003.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. 9.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro, Civilização, 1978.
KUENZER, A. Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: Naura S. Carapeto Ferreira. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios para a gestão. 5. ed. São Paulo, 2005, p.33-57.
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. Disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/exclusao_includente_acacia_kuenzer.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
OLIVEIRA, Lourival José de; MASSARO, Marcio Luis. As mudanças contemporâneas no mundo do trabalho e o princípio da valorização do trabalho humano. Scientia Iuris, Londrina, v. 18, n. 2, p. 189-209, dez. 2014.
OLIVEIRA, R. V.; MOREIRA, E. M. Introdução: sentidos da globalização, um desafio ao pensamento sociológico. João Pessoa: UFPB, 2010.
POCHMANN, M. Juventude em busca de novos caminhos no Brasil. In: R.VANNUCHI, P NOVAES. Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Tradução Frank Muller. 3.ed. São Paulo: Martin Claret, 2005.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
RAMOS, M. N. É possível uma pedagogia das competências contrahegemônica?: relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trab. educ. saúde [online]. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 93-114, mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 set. 2019.
______. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2019.
______. A pedagogia das competências: Autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006
RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas (SP): Papirus, 1996, p. 33-52.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.
TONIAZZO, N. A. Didática: a teoria e a prática na educação. Disponível em: http://www.famper.com.br/download/pdf/neoremi_06.pdf. Acesso em: 09 set 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).