O MUNDO DO TRABALHO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Résumé

Este estudo trata do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) e analisa as novas bases do mundo do trabalho (MT) enquanto espaço de aprendizagem, apontando perspectivas para esta etapa e forma de ensino. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica em obras dos autores: Antunes (1999), Behring (2003), Behring e Boschetti (2008), Boneto e Piñero (2000), Borges (2010), Candau (2011), Ciavatta (2008, 2006), Frigotto, Ramos e Ciavatta (2005), Gomes (2003), Harvey (2000), Kuenzer (2004, 2005), Oliveira e Messaro (2014), Pochmann (2004), Ramos (2003, 2006, 2008), Rays (1996), Saviani (2007) entre outros. Como organização, apresenta novas bases do MT na atualidade e perspectivas para o EMIEP. Esses pontos indicam que tomar o MT como campo de aprendizagem do EMIEP permite que o estudante (re)descubra a concepção de realidade como totalidade, aprenda o conhecimento em movimento e perceba que as relações educação-sociedade não ocorrem sem conflitos e contradições.

Bibliographies de l'auteur

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de educação, com ênfase em organização do ensino, formação de professores, educação profissional, educação superior e educação do campo. 

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Tem experiência na área da educação, com ênfase em educação profissional, formação de professores e políticas da educação. 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de educação, com ênfase em teorias da aprendizagem, formação de professores e educação profissional. 

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Doutora em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de educação com ênfase em práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos, psicopedagógica institucional, autorregulação da aprendizagem e formação de professores. 

Références

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Publiée
2021-08-27
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