O MÉTODO DE ENSINO E OS PASSEIOS ESCOLARES DOS GRUPOS ESCOLARES FELIPPE CAMARÃO E SENADOR GUERRA: ENTRE PRÁTICAS E LEGISLAÇÕES (1909-1931)

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar as práticas das lições de coisas e de passeios escolares realizadas no Grupo Escolar Felippe Camarão, do município de Ceará-Mirim e no Grupo Escolar Senador Guerra, do Município de Caicó. Na delimitação temporal da pesquisa selecionamos o período de 1909-1931, no qual se publicaram diferentes legislações escolares no Rio Grande do Norte em que tratavam das lições de coisas e de passeios escolares para os Grupos Escolares. As principais fontes analisadas foram a legislação educacional da época e as atas e diários de classe dessas instituições. Como referencial teórico, nos amparamos principalmente nas considerações tecidas por Faria Filho acerca da lei enquanto prática social, e no conceito de cultura escolar preconizado por Dominique Juliá. Consideramos então que a aplicação das lições de coisas e passeios escolares foram elementos apropriados pelos professores dos grupos escolares tal como preconizado na lei, consolidando elementos da cultura escolar.

Bibliographies de l'auteur

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado UFRN

Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, UFRN

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN).

Iury Gabriel Amorim de Araújo, UFRN

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN). 

Références

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Publiée
2020-07-07