O MÉTODO DE ENSINO E OS PASSEIOS ESCOLARES DOS GRUPOS ESCOLARES FELIPPE CAMARÃO E SENADOR GUERRA: ENTRE PRÁTICAS E LEGISLAÇÕES (1909-1931)

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar as práticas das lições de coisas e de passeios escolares realizadas no Grupo Escolar Felippe Camarão, do município de Ceará-Mirim e no Grupo Escolar Senador Guerra, do Município de Caicó. Na delimitação temporal da pesquisa selecionamos o período de 1909-1931, no qual se publicaram diferentes legislações escolares no Rio Grande do Norte em que tratavam das lições de coisas e de passeios escolares para os Grupos Escolares. As principais fontes analisadas foram a legislação educacional da época e as atas e diários de classe dessas instituições. Como referencial teórico, nos amparamos principalmente nas considerações tecidas por Faria Filho acerca da lei enquanto prática social, e no conceito de cultura escolar preconizado por Dominique Juliá. Consideramos então que a aplicação das lições de coisas e passeios escolares foram elementos apropriados pelos professores dos grupos escolares tal como preconizado na lei, consolidando elementos da cultura escolar.

Biografía del autor/a

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado UFRN

Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, UFRN

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN).

Iury Gabriel Amorim de Araújo, UFRN

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN). 

Citas

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Publicado
2020-07-07