PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VOZES DE DISCENTES E DOCENTES
Résumé
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação professor e aluno, bem como suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e adultos. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa de natureza qualitativa, caracteriza-se como Estudo de Caso. Os instrumentos para a construção dos dados foram: observações e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro segmento da EJA e uma pedagoga que atuava nessa modalidade de ensino no ano de 2019. A técnica para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo por meio da inferência e organização em categorias. As análises mostraram as contribuições da afetividade como mediadora do conhecimento, bem como os impactos da relação professor-aluno e aluno-aluno no acesso, permanência, participação e aprendizagem na EJA. Conclui-se, por tanto, que um bom relacionamento entre professores e alunos corrobora para a permanência escolar, bem como desejo e motivação para aprenderem.
Références
AMÉZOLA, G. Veinte años de dictadura. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, 24 mar. 2019.
AQUINO, F. M. S.; PINHEIRO, R. A. A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, 30 dez. 2018.
BOGHI, C.; SCHIMIGUEL, J.; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. Trabalhando a evasão em um curso de graduação a distância em um ambiente virtual. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 1, 13 set. 2018.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
FARIAS, L. F. S.; ANDRADE, J. B. F. Florêncio Luciano e o Plano de Propaganda Contra o analfabetismo: modernização pela educação no Sertão do Seridó Potiguar – (1928-1929). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, 15 dez. 2019.
FRAZÃO, F. C. C. A Revista Careta e a instituição de saberes religiosos nos discursos para a educação feminina (1914-1918). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, 11 abr. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000.
JESUS, A.; CHAGAS, F. Ensino superior e educação à distância: um estudo de caso no curso de administração pública da UFRN/CCSA – polo Currais Novos/RN. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, 12 dez. 2018.
MIRANDA, E. D. A Influência da Relação Professor-Aluno para o Processo de Ensino-Aprendizagem no Contexto Afetividade. 8º Encontro de Iniciação Cientifica e 8ª Mostra de Pós-Graduação. Anais, 1-6. 2008.
MIRANDA, M. I. Conceitos centrais da teoria de Vygotsky e a prática pedagógica. Ensino em Re-Vista, v. 13, n. 1, p. 7–28, 2005.
MORALES, P. A relação professor-aluno: O que é como se faz. 7. ed. São Paulo: Loyola. 2008.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educ. Pesqui. [online]. 2004, vol.30, n.2, pp.211-229.
OLIVEIRA, M. K. de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. 1999.
PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17. ed. São Paulo: Ática.2004.
SANTANA, J. S. DE. Educação feminina desvalida em Sergipe. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, 11 abr. 2019.
SHITSUKA, D.; SHITSUKA, R.; BOGHI, C. Estudo de caso de superação de dificuldades de leitura e escrita em aluno, por meio do apoio da tutoria em um curso de pós-graduação “lato sensu” a distância. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, 14 ago. 2018.
SILVA, J. C.; BRITO, N. Escreveu, não leu, pau comeu: a demanda excessiva de pais e professores como fator de base e/ou sustentação da inibição do desejo e das dificuldades de aprendizagem. Revista de Casos e Consultoria, v. 2, n. 1, p. 1 fev. 2011.
SILVA, J. C.; TEODORO, A. Tirando leite de pedra: trajetórias de sucesso escolar em meios populares. Revista de Casos e Consultoria, v. 1, n. 1, 6 jun. 2010.
SILVA, J. DA C.; VIEIRA, G. Do significado da leitura a leitura significativa: um estudo sobre concepções e práticas de professoras da educação infantil de Cruzêta/RN. Revista de Casos e Consultoria, v. 2, n. 2, 1 abr. 2011.
SILVA, J.; ZEFERINO, M. Diga-me o que pensas e te direi quem és: um estudo sobre desenvolvimento moral entre jovens do ensino médio da cidade de Cruzeta/RN. Revista de Casos e Consultoria, v. 2, n. 3, p. e232, 1 jul. 2011.
TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva et al. Ressignificando objetos: a importância da confecção de brinquedos com materiais recicláveis no processo educativo infantil. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 2, p. 207-223, 2019.
VARGAS. Patrícia Guimarães; GOMES. Maria de Fátima C. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 2, p. 449-463, abr./jun. 2013.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).