PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VOZES DE DISCENTES E DOCENTES
Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação professor e aluno, bem como suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e adultos. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa de natureza qualitativa, caracteriza-se como Estudo de Caso. Os instrumentos para a construção dos dados foram: observações e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro segmento da EJA e uma pedagoga que atuava nessa modalidade de ensino no ano de 2019. A técnica para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo por meio da inferência e organização em categorias. As análises mostraram as contribuições da afetividade como mediadora do conhecimento, bem como os impactos da relação professor-aluno e aluno-aluno no acesso, permanência, participação e aprendizagem na EJA. Conclui-se, por tanto, que um bom relacionamento entre professores e alunos corrobora para a permanência escolar, bem como desejo e motivação para aprenderem.
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