WHATSAPP NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA MEDIAÇÃO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Résumé

Esse estudo teve como objetivo analisar a viabilidade do uso da ferramenta WhatsApp no ensino da Língua Portuguesa para estudantes surdos. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação de natureza qualitativa, e método netnográfico. Assim, realizamos uma oficina de formação de professores de Língua Portuguesa, de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Itabuna-Ba, com o objetivo de instrumentalizar professores de Língua Portuguesa para o trabalho com o WhatsApp na educação de surdos. Os dados reuniões com professores, foram analisados à luz do conhecimento científico produzido por expoentes internacionais da área da pedagogia, psicologia, educação inclusiva, cibercultura e multiletramentos. A partir das análises, concluímos que esse estudo, contribuiu de forma positiva para problematizar a formação docente frente ao desafio de ensinar em contexto inclusivo, sob uma perspectiva da educação bilíngue, considerando o cenário da era da informação.

Bibliographies de l'auteur

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Estágio de Pós-Doutoramento em Educação Especial pela Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. 

Gilmara Borges Santana, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004). Atualmente é professora regente - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagens e Códigos e suas tecnologias. Mestranda do Profletras - Mestrado Profissional em Letras (2017-2019).

 

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Publiée
2021-02-10