WHATSAPP NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA MEDIAÇÃO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
Esse estudo teve como objetivo analisar a viabilidade do uso da ferramenta WhatsApp no ensino da Língua Portuguesa para estudantes surdos. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação de natureza qualitativa, e método netnográfico. Assim, realizamos uma oficina de formação de professores de Língua Portuguesa, de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Itabuna-Ba, com o objetivo de instrumentalizar professores de Língua Portuguesa para o trabalho com o WhatsApp na educação de surdos. Os dados reuniões com professores, foram analisados à luz do conhecimento científico produzido por expoentes internacionais da área da pedagogia, psicologia, educação inclusiva, cibercultura e multiletramentos. A partir das análises, concluímos que esse estudo, contribuiu de forma positiva para problematizar a formação docente frente ao desafio de ensinar em contexto inclusivo, sob uma perspectiva da educação bilíngue, considerando o cenário da era da informação.
References
AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lúcia. Netnografia como Aporte Metodológico da Pesquisa em Comunicação. Famecos/PUCRS, nº20. Dezembro, 2008. Porto Alegre: Comunicação Cibernética.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o Futuro: Educação Especial: Tendências Atuais. Brasília, SEED, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Secretaria de Educação Especial. Brasilia: MEC/SEF/SEESP, 1998.
CARVALHO, Maria Cecília M. de. Construindo o saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. Campinas-SP: Papirus, 1989.
CORDOVA, Bianca Corrijo.; TACCA, Maria C. V. R. O intérprete de Língua de Sinais e a Ação Pedagógica no Processo de Aprendizagem do Sujeito Surdo. In: MARTÍNEZ, Albertina M.; TACCA, Maria C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas-SP: Alínea, 2011. p. 209-235.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLLY, Bernard. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FÁVERO, Eugênia A. Gonzaga. O direito à diferença na igualdade de direitos. In. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. (Org.) O Desafio das Diferenças nas Escolas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008. p. 16-28
GESUELI, Zilda Maria. A Escrita como Fenômeno Visual nas Práticas Discursivas de Alunos Surdos. In: KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 173-186
GÓES, Maria Cecília Rafael de; TARTUCI, Dulcéria. Alunos Surdos e Experiências de Letramento. KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 289-301.
KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 125- 134.
KARNOPP, Lodenir Becker. Práticas de Leitura e Escrita Entre os Surdos. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 153-172.
KELMAN, Celeste Azulay. Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo. In: MARTÍNEZ, Albertina M.; TACCA, Maria C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas-SP: Alínea, 2011. p. 175-202.
KELMAN, Celeste Azulay. Multiculturalismo e Surdez: Respeito às Culturas Minoritárias. In: LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 49-70.
KLEIMAN, B.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. Campinas, São Paulo: Pontes, 2014.
LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2013. v. 1. 254p.
LEFFA, Vilson. Redes Sociais: ensinando línguas como antigamente. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. (Orgs) Redes Sociais e Ensino de Línguas: o que temos de aprender. São Paulo: Parábola, 2016. p. 137-153
LIMA, Niédja M. Ferreira de. Inclusão Escolar de Surdos: o Dito e o Feito. KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 303-332.
LOBATO, Huber Kline Guedes; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; OLIVEIRA, Renata Moreira. O Uso do WhatsApp como Prática Sociointeracionista e Espaço de Aproximação Entre Surdos e Ouvintes. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Orgs.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA&EDITUS, 2017. p. 69-84
LUCENA, Simone; OLIVEIRA, Arlene Araújo Domingues; JÚNIOR, Gilson Pereira dos Santos. A Web 2.0 e os Softwares Sociais: Outros EspaçosTempos Multirreferências de Formação na Iniciação à Docência. PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Orgs.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA&EDITUS, 2017. p. 257-274
MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MOURA, Débora R. Libras e Leitura de Língua Portuguesa para Surdos. Curitiba: APPRIS, 2015.
PARADA, Eloá Azzena. TICs na Escola: Balanço de Teses e Dissertações. Curitiba: Appris. 2016.
PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ALVES, André Luiz. Expansão e Reconfigurações das Práticas de Leitura e Escrita por Meio do WhatsApp. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Orgs.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA&EDITUS, 2017. p. 113-128.
RAAD, Ingrid Lilian Fuhr; TUNES, Elizabeth. Deficiência como Iatrogênese. MARTÍNEZ, Albertina M.; TACCA, Maria C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas-SP: Alínea, 2011. p. 15-45.
SADEK, Maria Tereza. Judiciário e Arena Pública: um olhar a partir da ciência política. In: GRINOVER, Ada Peligrini; WATANABE, Kazuo. O Controle Jurisdicional de Políticas Públicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2012. P. 1-37.
SAMPIERE, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: Penso: 2013.
TESKE, Ottmar. Surdos: Um Debate sobre Letramento e Minorias. In: LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 25-48
VYGOSTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).