RECONSTRUINDO A RELAÇÃO PROFESSOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA COLABORAÇÃO
Résumé
Esta pesquisa buscou analisar a relação entre o professor da Educação Superior e o intérprete de Libras, tendo em vista o desenvolvimento de práticas inclusivas em um contexto de colaboração. Os participantes da pesquisa foram: uma professora universitária, dois consultores colaborativos, uma pesquisadora, um aluno surdo e um tradutor/intérprete de Libras. Os dados foram coletados a partir de observação participante, com filmagens e sessões de Consultoria Colaborativa, sendo analisados com base na análise de conteúdo. Pôde-se identificar que o processo de colaboração permitiu que a professora se aproximasse do universo da pessoa surda e reconhecesse que os recursos visuais eram imprescindíveis na prática pedagógica, assim como o uso de palavras-chaves. Por fim, destaca-se que a colaboração entre professor e intérprete precisa ser construída de modo a garantir que a Libras, de fato, esteja presente na sala de aula, e que o estudante universitário surdo possa ter sucesso na sua aprendizagem.
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