RECONSTRUINDO A RELAÇÃO PROFESSOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA COLABORAÇÃO

Palavras-chave: Educação Superior Inclusão. Consultoria Colaborativa. Prática Docente. Surdez.

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar a relação entre o professor da Educação Superior e o intérprete de Libras, tendo em vista o desenvolvimento de práticas inclusivas em um contexto de colaboração. Os participantes da pesquisa foram: uma professora universitária, dois consultores colaborativos, uma pesquisadora, um aluno surdo e um tradutor/intérprete de Libras. Os dados foram coletados a partir de observação participante, com filmagens e sessões de Consultoria Colaborativa, sendo analisados com base na análise de conteúdo. Pôde-se identificar que o processo de colaboração permitiu que a professora se aproximasse do universo da pessoa surda e reconhecesse que os recursos visuais eram imprescindíveis na prática pedagógica, assim como o uso de palavras-chaves. Por fim, destaca-se que a colaboração entre professor e intérprete precisa ser construída de modo a garantir que a Libras, de fato, esteja presente na sala de aula, e que o estudante universitário surdo possa ter sucesso na sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Neiza de Lourdes Fumes, UFAL

Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Danyelle Pimentel Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maria Vitória de Freitas Pereira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Soraya Dayanna Guimarães Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

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Publicado
2021-02-10