ENTRE A PRODUÇÃO ESCRITA E ILUSTRAÇÕES DE CONTOS: SABERES EVIDENCIADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Résumé
Este estudo fruto da dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir das ilustrações produzidas. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo-AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.
Références
BOSI, A. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DINIZ, M. I.; SMOLE, K. S. Ler, escrever e resolver problemas: Habildades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed editora, 2001.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GOTLIB, N.B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.
LAIZO, A. Tipos de conto. Disponível em: http://paodecanelaeprosa.com.br/tipos-de-conto-literatura. Acesso em: 30 mar. 2020.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
OLIVEIRA. C.A. O ensino de matemática com tecnologia touchscreen: criar, inventar e manipular na cibercultura. Disponível:https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/8990/3943. Acesso em: 01 mar. 2020.
PADOVANI, A. Contar cuentos: desde la práctica hacia la teoría. 1. ed. Buenos Aires: Paidós, 2005.
PANIZZA, M. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análises e propostas; tradução Antonio Feltrin. – Porto Alegre: Artmed, 2006.
RÊGO, R. G; PAIVA, J. P. A. A. Tópicos Especiais em Matemática III. In: ASSIS et al. Licenciatura em Matemática a distância, volume 6. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.
SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único. São Paulo: editora Moderna, 2004.
SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3ª edição. São Paulo: IME-USP, 1996.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I; CÂNDIDO, P. Matemática de 0 a 6 anos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SMOLE, K. C. S. A Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa – ação. São Paulo: Cortez, 2011.
ORTEGA, E.M.V. A construção dos estudantes de Pedagogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 164f. (Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).