INFÂNCIAS E LITERATURA: ALGUNS ASPECTOS SOBRE LEITURAS E PESQUISAS COM CRIANÇAS
Résumé
Neste artigo problematizamos a literatura para crianças com especial destaque para pesquisas que a tomam como mote para suas metodologias. Assim, debatemos a classificação, a fruição e os critérios de escolha de obras, além da leitura, do letramento, da mediação, da produção e da qualidade literária dos livros destinados às crianças. Observamos que pesquisas envolvendo as infâncias e que operam com a literatura infantil mostram como essa arte pode proporcionar reflexões e meios para que as crianças compreendam e, ao mesmo tempo, questionem o mundo em que vivem, principalmente envolvendo as questões de gênero e sexualidade. Além disso, constatamos que ainda é pequeno o número tanto de obras de qualidade quanto de docentes que desenvolvem um trabalho que envolva em primeiro lugar o prazer da leitura, muito devido à falta de formação destes em suas licenciaturas iniciais.
Références
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério)
ARGÜELLO, Z. E. A. Dialogando com crianças sobre gênero através da literatura infantil. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para a sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
AZEVEDO, R. J. D. Como o ar não tem cor, se o céu é azul? Vestígios dos contos populares na literatura infantil. 1997. 324 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
______. Livros para crianças e literatura infantil: convergência e dissonâncias. Revista "Signos", Lajeado, a. 20, n. 1, p. 92-102, 1999.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 07.abr.2020.
CADEMARTORI, L. Literatura Infantil. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BRAGUNCI, M. G. C. (Orgs.). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 199-200.
______. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
______. O que é literatura infantil? São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos).
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235 - 263.
CECCANTINI, J. L. Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 83-98.
COELHO, N. N. A literatura Infantil: história, teoria, análise. São Paulo: Quíron, 1981.
______. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COSSON, R. Letramento literário. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BRAGUNCI, M. G. C. (Orgs.). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 185-186.
______. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
CUNHA, M. A. A. Literatura Infantil: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1987.
ENDE, M. A História Sem Fim. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FELIPE, J. Scripts de gênero, sexualidade e infâncias: temas para a formação docente. In: ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. (Orgs.). Para Pensar a Docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Evanfrag, 2019. p. 238-250.
FIPE. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Relatório da Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro 2019 – ano base 2018. Disponível em: http://pesquisaeditoras.fipe.Org.br/Home/Download/81ab0b04-dd89-4856-8ca3-0d2f8c4a895c. Acesso em: 06.nov.2019.
GROSSI, M. E. A. Contação de histórias. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BRAGUNCI, M. G. C. (Orgs.). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 75-76.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosacnaif, 2010.
JOUVE, V. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002.
KAERCHER, G. E. P. S. Literatura infantil e educação infantil: Um grande encontro. Cadernos de formação: Formação de professores. Educação Infantil, princípios e fundamentos. São Paulo: Unesp, v. 3, 2010, p. 135-142.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000. (Educação em Ação)
______. Números e letras no mundo dos livros. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 113-126.
LEWIS, C. S. Três maneiras de escrever para crianças. In: LEWIS, C. S. As Crônicas de Nárnia: volume único. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. p. 739-751.
MARSHALL, R. G. Linguagens documentárias para indexação de literatura infantil e juvenil. 2009. 113 f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MARTINS, L. A leitura literária. In: NETTO, R.; LIMA, L. E. C. (Orgs.). Curso Formação de Mediadores de Leitura. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2018. p. 33-48.
MEIRELES, C. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Summus, 1979.
MEYER, C. A. Livro "O que é privacidade?": uma ferramenta de prevenção da violência sexual para crianças. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017.
OBERG, M. S. P. Informação e significação: a fruição literária em questão. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
OLIVEIRA, M. Gênero na literatura infantil: a valorização de alternativas como possibilidade da desconstrução de estereótipos. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. (Princípios; 86).
PEREIRA, M. E. M. Literatura infanto-juvenil. Canoas: ULBRA, 2009.
PIRES, S. M. F. "Histórias de amor para sempre, histórias de amor para nunca mais...": o amor romântico na literatura infantil. 2009. 191 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
REIS, M. P.; TORRES, E. P. P.; COSTA, B. H. R. Infância, escola e literatura infantil: livro para criança não precisa ser educativo. Rev. Psicopedag., São Paulo, v. 33, n. 101, 2016. p. 184-195.
ROSA, C. E. Educação, Infâncias e Arte Drag: a literatura tensionando os scripts de gênero. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
ROSA, C. M. Alfabetização literária: bebês, leitores e livros fascinantes. In: ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. (Orgs.). Para Pensar a Docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Evanfrag, 2019. p. 120-142.
______ (Org.). Escritas, Leitores e História da Leitura. Pelotas: UFPel, 2012.
______. Infância sem literatura: não em casa, na escola menos... In: ROSA, C. M. (Org.). Escritas, Leitores e História da Leitura. Pelotas: UFPel, 2012.
SARAIVA, J. A. A situação da leitura e a formação do leitor. In: SARAIVA, J. A. (Org.). Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao plano de ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-27.
SEFTON, A. P. "Pai não é de uso diário"(?): paternidades na literatura infanto-juvenil. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
SILVA, E.; ZILBERMAN, R. Literatura e pedagogia: ponto e contra-ponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
SILVEIRA, R. M. H. A respeito do tempo - lições de autores adultos nos livros para crianças. In: KIRCHOF, E. R.; WORTMANN, M. L.; COSTA, M. V. (Orgs.). Estudos Culturais & Educação: contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: ULBRA, 2015. p. 131-149.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TAVARES, E. C. C. Gênero e sexualidade na literatura infantil: mapeando resistências. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
WEISLEDER, A [et al]... Reading Aloud and Child Development: A Cluster-Randomized Trial in Brazil. Pediatrics, v. 141, n. 1, January 2018.
ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
______. Introduzindo a Literatura Infanto-Juvenil. Perspectiva. R. Ced. Florianópolis, v. 1, n. 4, p. 98-102, jan./dez./1985.
______; LAJOLO, M. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).