UNIVERSIDADE, POLÍTICA DE EXTENSÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: 50 ANOS DO SERVIÇO SOCIAL NA UFMT

  • Josiley Carrijo Rafael Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Leticia Almeida Rocha Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Résumé

O presente artigo busca apresentar como a concepção de educação e universidade se caracteriza no campo da teoria social crítica, ou seja, atrelada à perspectiva de emancipação humana. Demonstra os desafios impostos para a educação e para a superação da sociabilidade burguesa. Busca ainda, analisar como a política de extensão se apresenta ao longo da história da universidade brasileira, para enfatizar os seus desdobramentos após o processo de redemocratização do Brasil, que possibilitou uma conceituação de extensão mais afinada com os interesses dos sujeitos coletivos do campo progressista e democrático. Por fim, o artigo traça um breve histórico do processo de criação do curso de Serviço Social na UFMT, abordando o projeto profissional que se desencadeia a partir dos anos 1990, com ênfase na política de extensão do curso, nos projetos de extensão e nas suas características.

Bibliographies de l'auteur

Josiley Carrijo Rafael, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Docente e Pesquisador no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFMT. 

 

Leticia Almeida Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Especialização em andamento em Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular (PRIMSCAV), do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). 

 

 

Références

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Publiée
2021-12-20