UNIVERSIDADE, POLÍTICA DE EXTENSÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: 50 ANOS DO SERVIÇO SOCIAL NA UFMT

  • Josiley Carrijo Rafael Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Leticia Almeida Rocha Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: Universidade. Política de Extensão. Formação Profissional. Serviço Social. UFMT.

Resumo

O presente artigo busca apresentar como a concepção de educação e universidade se caracteriza no campo da teoria social crítica, ou seja, atrelada à perspectiva de emancipação humana. Demonstra os desafios impostos para a educação e para a superação da sociabilidade burguesa. Busca ainda, analisar como a política de extensão se apresenta ao longo da história da universidade brasileira, para enfatizar os seus desdobramentos após o processo de redemocratização do Brasil, que possibilitou uma conceituação de extensão mais afinada com os interesses dos sujeitos coletivos do campo progressista e democrático. Por fim, o artigo traça um breve histórico do processo de criação do curso de Serviço Social na UFMT, abordando o projeto profissional que se desencadeia a partir dos anos 1990, com ênfase na política de extensão do curso, nos projetos de extensão e nas suas características.

Biografia do Autor

Josiley Carrijo Rafael, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Docente e Pesquisador no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFMT. 

 

Leticia Almeida Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Especialização em andamento em Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular (PRIMSCAV), do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). 

 

 

Referências

ABEPSS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. DIRETRIZES GERAIS PARA O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996.). Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.

ABESS/CEDEPSS. Caderno ABESS. N. 07. Caderno Especial: Formação Profissional: trajetórias e desafios. Cortez: São Paulo, 1997.

CHAUÍ, Marilena. A Universidade Pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Nº24. 2003.

DUBEUX, Ana. Extensão Universitária no Brasil: democratizando o saber da Universidade na perspectiva do Desenvolvimento Territorial. In: Revista Digital Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social. N.6. Relação entre Ensino Superior e Comunidade(s). Jan/2018. Porto: CEAUP, CIDAC e FGS, 2018.

FACEIRA, Lobelia da Silva. O Processo de Formação Profissional em Serviço Social e a Extensão Universitária: Avanços E Desafios. Revista Raízes e Rumos, Vol. 01. Nº 01, Jun. Rio de Janeiro: Unirio/PROEXC, 2013.

FÁVERO, Maria Lourdes Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.

FORPROEX, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus – AM, maio de 2012.

FREITAS, Renata Neves Tavares de Barros. Veredas da memória, a conquista do ensino superior em Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 2004.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2005.

LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a Universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

MEC. Resolução n.7 de 18 de dezembro de 2018 - Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em fevereiro de 2020.

MEDEIROS, Maria Socorro Lopes. A História De Ensino Do Serviço Social Em Cuiabá: De 1970 à 1982. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1984.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

NETTO, José Paulo. Reforma do Estado e Impactos no Ensino Superior. In: Revista Temporalis. Ano 1, nº 1. Brasília: Valci, 2000.

PINASSI, Maria Orlanda. A liberdade necessária e o tempo do verbo. In: PINASSI, Maria Orlanda. Da miséria ideológica à crise do capital: uma reconciliação histórica. São Paulo: Boitempo, 2009.

RAFAEL, Josiley Carrijo e AZEVEDO, Eva Emilia Freire do Nascimento. Projetos de Formação Profissional em Serviço Social na UFM: o espaço da temática infância e adolescência. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL. V.5, N.9, JUL/DEZ. Cuiabá: UFMT, 2019.

UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso. Projeto Pedagógico de Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social. Cuiabá: UFMT, 2010.

Publicado
2021-12-20