A EXPERIÊNCIA DE SER BEBÊ NA CRECHE: O ATOR SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

  • Ângela Maria Scalabrin Coutinho Coutinho UFPR

Résumé

Este artigo objetiva discutir a concepção de criança-ator e os seus desdobramentos para a constituição da docência na creche. Para tal toma como base dois estudos, um desenvolvido em uma creche pública em Florianópolis (BR) e outro em uma creche vinculada à solidariedade social da cidade de Braga (PT). Ambas as pesquisas foram etnográficas, com registros em diário escrito e vídeos e foram desenvolvidas com crianças entre cinco meses e três anos. Ao gerar dados com as crianças nos diferentes contextos observou-se que os bebês, enquanto atores sociais competentes, relacionam-se com seus pares criando cultura com repertórios provenientes das suas mais variadas experiências sociais. O corpo aparece como elemento de destaque nas relações sociais entre os bebês. Quanto à docência, foi possível identificar que, a depender da concepção de bebê e da relação estabelecida pelas professoras com os bebês, a sua capacidade de ação e relação social se altera profundamente, o que permite afirmar que se faz necessário problematizar a efetivação do discurso da criança enquanto sujeito de direitos e ator social, para que possamos avançar em uma relação que reconheça a cidadania ativa e a participação das crianças, desde bebês, nas diferentes esferas de socialização. 

Biographie de l'auteur

Ângela Maria Scalabrin Coutinho Coutinho, UFPR

Graduada em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestre em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010). Professora e coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha Educação: diversidade, diferenças e desigualdade social do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Membro do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil.

Endereço para CV: http://lattes.cnpq.br/3002391361746980

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Publiée
2017-05-16