A EXPERIÊNCIA DE SER BEBÊ NA CRECHE: O ATOR SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA
Abstract
Este artigo objetiva discutir a concepção de criança-ator e os seus desdobramentos para a constituição da docência na creche. Para tal toma como base dois estudos, um desenvolvido em uma creche pública em Florianópolis (BR) e outro em uma creche vinculada à solidariedade social da cidade de Braga (PT). Ambas as pesquisas foram etnográficas, com registros em diário escrito e vídeos e foram desenvolvidas com crianças entre cinco meses e três anos. Ao gerar dados com as crianças nos diferentes contextos observou-se que os bebês, enquanto atores sociais competentes, relacionam-se com seus pares criando cultura com repertórios provenientes das suas mais variadas experiências sociais. O corpo aparece como elemento de destaque nas relações sociais entre os bebês. Quanto à docência, foi possível identificar que, a depender da concepção de bebê e da relação estabelecida pelas professoras com os bebês, a sua capacidade de ação e relação social se altera profundamente, o que permite afirmar que se faz necessário problematizar a efetivação do discurso da criança enquanto sujeito de direitos e ator social, para que possamos avançar em uma relação que reconheça a cidadania ativa e a participação das crianças, desde bebês, nas diferentes esferas de socialização.
References
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: fevereiro de 2017.
______. Presidência da República. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: fevereiro de 2017.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Nacional da Educação Infantil. Critérios para um atendimento em creche que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB/COEDI, 1995.
______. Presidência da República. Lei de diretrizes e bases da educação: Lei 9.394/96. Promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: fevereiro de 2017.
CORSARO, William. Le cultura dei bambini. Bologna, Itália: Il Mulino, 2003.
COUTINHO, Angela M. S. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
______. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudos da Criança). Braga: Doutorado em Estudos da Criança, área de concentração Sociologia da Infância, Universidade do Minho, 2010.
GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente. Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
HALLDÉN, Gunilla. The metaphors of childhood in a preschool context. Paper presented at AARE conference, Sydney, 27 Nov – 1 Dec 2005. Disponível em: http://www.aare.edu.au/05pap/hal05001.pdf Acesso em: 14/04/2008.
NEYRAND, Gérard. L'enfant la mère et la question du père. Un bilan critique de l'évolution des savoirs sur la petite enfance. 2ª ed. Paris, França: Presses Universitaires de France, 2000.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 13-33.
ONU. Convenção sobre os Direitos das Crianças. ONU, 1989.
PROUT, Alan. Reconsiderar a nova Sociologia da Infância: para um estudo multidisciplinar das crianças. Ciclo de conferências em sociologia da infância 2003/2004 – IEC. Tradução: Helena Antunes. Revisão científica: Manuel Jacinto Sarmento e Natália Fernandes Soares. Braga/Portugal (digitalizado), 2004.
SCHMITT, Rosinete V. O encontro com bebês e entre bebês: uma análise do entrelaçamento das relações. ROCHA, Eloísa A. C.; KRAMER, Sonia (orgs). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011, p. 17- 33.
SOARES, Natália. Direitos da criança: utopia ou realidade? In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. (coord.) As crianças - contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, p.75-112, 1997.
WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasilia: Editora da UNB,1921/ 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).