POLÍTICAS PÚBLICAS INDIGENISTAS NO TOCANTINS

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar como as políticas públicas indigenistas são desenvolvidas no Estado do Tocantins a partir de relatos de experiências promovidas pelas Rodas de Conversa da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Esta pesquisa é de relevância social já que o Indigenismo tem centrado esforços em diferentes contextos para consolidar ações que apoiem os povos indígenas no Brasil. É nesse sentido que a FUNAI, Regional Araguaia do Tocantins (FUNAI/CR-ATO), desenvolveu no ano de 2019 os Ciclos de Rodas de Conversa, programa este, que faz parte do Projeto Nacional “O Indigenismo e as Políticas Públicas”. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, tendo como contribuições autores renomados sobre o assunto e os relatórios cedidos pela Coordenação da FUNAI/CR-ATO. A pesquisa possibilitou concluir que os ciclos de Rodas de Conversa promovidos pela FUNAI/CR-ATO, entre organizações sociais (indígenas e não indígenas) e diferente órgãos públicos, assumem o papel de intermediadores sociais entre as sociedades indigenas nas diferentes esferas administrativas do Estado e da União, consequentemente, uma linha aberta de comunicação e aproximação entre os sujeitos envolvidos no fortalecimento, autonomia  e organização social dos  direitos indígenas servindo como instrumento para dar visibilidade às políticas públicas indigenistas no Estado.

Bibliographies de l'auteur

Joana D’Arc Alves Paes Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela  Universidade Federal do Tocantins (UFT).  

Idemar Vizolli, Univerdade Federal do Tocantins

Doutor em  Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor adjunto da UFT/TO. Professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT/TO; Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE).

Jocyléia Santana dos Santos, Univerdade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação (UEPA). Doutora em História (UFPE). Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFT). Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018).

Soely Kunz Cericatto, Univerdade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publiée
2020-09-14
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Artigos