ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Résumé

A escola sofre de inúmeros problemas que os próprios modismos das políticas educacionais não se cansam de desfilar, conforme a vez. Atualmente, a questão maior seria "ideológica", como resultado de política educacional à la Paulo Freire, mais preocupada com querelas esquerdistas doutrinadoras do que com os valores pátrios. Em alguns lugares, tenta-se uma espécie de "militarização" da escola, com a presença definitiva da PM, até mesmo na direção gerencial, porque se admite que "disciplina" estaria no centro da formação humana.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Marília

Professor na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS) e pesquisador em diversos institutos. Pesquisador Associado em Projetos na FAPESP. Com Pós-doutorado em Ciências Sociais (UNESP/Marília) e Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara).

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Publiée
2020-03-31