COMUNICAÇÃO AFETIVA E PRÁTICA EM ATIVIDADES LÚDICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE OBTER DE UM LIVRO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO INFANTIL?
Résumé
O ensaio ora apresentado resulta de pesquisa bibliográfico-teórica, cujo foco central foi compreender as relações entre o desenvolvimento infantil e a oferta e mediação de livros na primeira infância, na busca por compreender a relevância das vivências infantis com o objeto livro – como material dado a ler no processo de humanização das crianças. Para isso, os conceitos abordados, no texto, pautam-se nos pressupostos da escola vigotskiana. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre as especificidades dos pequenininhos, como base orientadora para se pensar em práticas leitoras produtivas e acolhedoras nesta esta etapa da vida.
Références
Referências Bibliográficas
BOZHOVICH, L. I. La personalidad y suformaciónenlaedad infantil: investigaciones psicológicas. Habana: Pueblo y Educación, 1981.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p.19-32, 2002.
GIROTTO, C.G.G.S. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em constituição na infância. 2016. 290 f. Tese (Livre Docência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2016.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.
____________. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).