COMUNICAÇÃO AFETIVA E PRÁTICA EM ATIVIDADES LÚDICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE OBTER DE UM LIVRO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO INFANTIL?
Abstract
O ensaio ora apresentado resulta de pesquisa bibliográfico-teórica, cujo foco central foi compreender as relações entre o desenvolvimento infantil e a oferta e mediação de livros na primeira infância, na busca por compreender a relevância das vivências infantis com o objeto livro – como material dado a ler no processo de humanização das crianças. Para isso, os conceitos abordados, no texto, pautam-se nos pressupostos da escola vigotskiana. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre as especificidades dos pequenininhos, como base orientadora para se pensar em práticas leitoras produtivas e acolhedoras nesta esta etapa da vida.
References
Referências Bibliográficas
BOZHOVICH, L. I. La personalidad y suformaciónenlaedad infantil: investigaciones psicológicas. Habana: Pueblo y Educación, 1981.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p.19-32, 2002.
GIROTTO, C.G.G.S. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em constituição na infância. 2016. 290 f. Tese (Livre Docência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2016.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.
____________. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).