POSTAGENS DIGITAIS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL: MOVIMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DO FACEBOOK

Résumé

Trazer para o debate as postagens dos usuários da internet, mais especificamente nas páginas das escolas rondonienses no Facebook, constitui-se uma possibilidade. Refletidas neste artigo como movimentos pró-Educação, numa tentativa de diálogo com a pesquisa de Pós-doutorado apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade estadual do Rio de Janeiro, este trabalho procura problematizar os posts dos territórios da web, considerados fontes para a historiografia da Educação rondoniense; os depoimentos mantêm acesas as chamas de participação ativa e democrática junto à vida escolar. Cabe à tela, a capacidade de conceder um brilho à vida recriada no espaço midiático, no qual os sujeitos manejam as linguagens, com vistas à produção de sentidos. Os cliques tornam visíveis as memórias escolares, demandando novas interpretações. Chartier (2009) e Sibilia (2008) ajudam a refletir que as postagens representam valores culturais, práticas sociais para o reconhecimento e representação das histórias da Educação da Amazônia.  

Biographie de l'auteur

Robson Fonseca Simões, UNIR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Pós-Doutorado em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Porto Velho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR).

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Publiée
2020-09-14
Rubrique
Artigos