A PERCEPÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO QUANTO À CONTRIBUIÇÃO DA REDE DE ENSINO A DISTÂNCIA DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL
Résumé
O presente trabalho teve por objetivo analisar a contribuição dos cursos oferecidos pela Rede EAD-Senasp para o desempenho profissional policiais militares do Estado de São Paulo que já compuseram o seu corpo discente. Foi realizado um levantamento com uma amostra de 378 desses policiais militares, por meio de aplicação de questionário on-line. Verificou-se que, por meio da educação continuada oferecida pela Rede EAD-Senasp, os policiais militares ampliaram os seus conhecimentos, tornaram-se mais preparados para o serviço policial-militar e aprimoraram o seu desempenho profissional. Constatou-se que o impacto da Rede EAD-Senasp na progressão na carreira dos policiais militares é pequeno e subjetivo. Somente uma pequena parte dos policiais militares é realocada para funções mais compatíveis com a qualificação que adquirem após a conclusão de cursos da Rede EAD-Senasp. Parte significativa dos policiais militares declarou expressamente continuar a estudar após a conclusão de curso da Rede, associando esse movimento à experiência positiva que teve como aluno.
Références
ANDRADE, A. M.; LANGHI, C.; OKANO, M. T.. Gestão do conhecimento e sistemas de informação em uma autarquia pública do estado de São Paulo. South American Development Society Journal, v. 5, n. 14, p. 222, 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccvil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 fev. 2017.
DIONELLO, R.; LANGHI, C.; OKANO, M. T. Educação profissional para startups: uma reflexão sobre o impacto do desenvolvimento de competências empreendedoras para o amadurecimento do ecossistema de startups no brasil. South American Development Society Journal, v. 5, n. 15, p. 456, 2020.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez. 1998.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas. 1995.
GARVIN, D. A. Construindo a organização que aprende. In: Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p. 50-81.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP. 1991.
GOLDSTEIN, H. Policiando uma sociedade livre. São Paulo: Edusp, 2003.
KANT DE LIMA, R. Direitos Civis, Estado de Direito e “Cultura Policial”: a formação em questão. Revista Brasileira de Ciências Criminais. Ano 11, 73-92, 2003.
LANGHI, C.; PETEROSSI, H. G.; NASCIMENTO, Sirlei Rodrigues do. Inclusão profissional de jovens aprendizes a partir de uma empresa júnior. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, n. 18, p. 71-85, 2019.
LANGHI, C. Materiais instrucionais para o ensino a distância: uma abordagem da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São Paulo: Centro Paula Souza, 2015.
LASTRES, H.; FERRAZ, J. Economia da informação do conhecimento e do aprendizado. In: LASTRES, H.; ALBAGLI, S. Informação globalização da era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MELLO, C. A. B. de. Curso de Direito Administrativo. 17ª Ed. São Paulo: Malheiros. 2004.
MENINO, S. E. Educação profissional e tecnológica na sociedade do conhecimento. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Rede EAD-Senasp. Brasília, 2014. Disponível em: < http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMIDD9B26EB2E3CD49B79C0F613598BB5209PTBRIE.htm > Acesso em: 01 dez. 2014.
ROSAS Jr., J. R. As demandas sociais e a educação continuada do Comandante de Polícia Militar do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, apresentada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). São Paulo, 2016.
SENASP. Portaria nº 63, de 10 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.lex.com.br/legis_23866377_Portaria_N_63_De_10_De_Outubro_DE_2012.aspx>. Acesso em: 20 fev. 2017.
SENASP. Portaria nº 6, de 25 de fevereiro de 2010. Disponível em: <http://www.diariodasleis.com.br/busca/exibelink.php?numlink=213598>. Acesso em: 20 fev. 2017.
SENGE, P. M. A quinta disciplina: a arte e a prática da organização de aprendizagem. Rio de Janeiro: Best Seller, 2013.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência. São Paulo: Atlas. 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).