COMO NASCEM PROJETOS INOVADORES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO? REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA, A ESCOLA E O CURRÍCULO

Résumé

Este artigo pretende refletir como nascem Projetos Inovadores no Mestrado Profissional em Educação, como se efetivam e quais são suas possibilidades de capilaridade no cotidiano das escolas. Analisou-se o processo de elaboração e implementação de Projetos considerados Inovadores de 11 grupos de trabalho, formados por 31 mestrandos que cursaram a disciplina “Escola, Currículo e Diversidade” no ano de 2019. Os resultados apontam que consideram esta estratégia metodológica como importante para seu processo de desenvolvimento profissional docente e de constituição enquanto pesquisadores. Os projetos demonstram a diversidade de temas, com uma priorização para o protagonismo dos alunos e professores participantes, incluindo em um mesmo projeto, diferentes modalidades de ensino, faixas etárias e escolas, inclusive de outros municípios. Os mestrandos afirmam que os projetos permitiram articular as dimensões teórico-práticas, além de contribuir para o próprio desenvolvimento profissional, cunhado nas experiências coletivas. Demonstraram compreender que projetos inovadores são constituídos a partir de uma compreensão interdisciplinar do conhecimento e que se concretizam no movimento do diálogo, da troca, da exposição e do risco calculado, em diferentes tempos e espaços formativos.

Bibliographies de l'auteur

Mariana Aranha de Souza, UNIS-MG

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas e Professora Visitante no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Universidade Católica de São Paulo

Livre Docente em Didática pela Universidade Estadual Paulista. Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publiée
2020-03-31