EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE ARBUSTOS E ÁRVORES DO PÁTIO DA ESCOLA

Résumé

O ensino de Botânica nas escolas é uma preocupação e um desafio antigo, que exige preparação adequada e continuada de professores sobre conhecimentos específicos, estratégias didáticas pertinentes e condições para desenvolvimento de aulas práticas. Embora o Brasil apresente uma flora rica e exuberante, os conhecimentos e as práticas de estudos de Botânica não parecerem consolidados, nem atraente para alunos e professores. O objetivo foi familiarizar e aproximar os alunos da diversidade das espécies que compõem a arborização do pátio da Escola, a partir de observações e análises sistemáticas, e gerando materiais e procedimentos didáticos para atividades práticas de campo assim como para estudos futuros. Foi realizado na Escola Técnica Estadual Presidente Vargas (ETEC-PV), em Mogi das Cruzes, SP. Foram identificadas 21 espécies, distribuídas 14 famílias. Das espécies coletadas 53% são exóticas e 47% nativas. A nativa ornamental com maior número de indivíduos foi a quaresmeira (Pleroma granulosum (Desr.) D. Don). Foram criadas duas chaves de identificação e quatro propostas de atividades educativas.

Bibliographies de l'auteur

Débora Nagasawa, Universidade de Mogi das Cruzes

Bacharel em Biologia, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Moacir Wuo, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente na Universidade de Mogi das Cruzes.

Patrícia M. Matsuo, Universidade de São Paulo

Doutoranda da Universidade de São Paulo no Programa Interunidades - Ensino de Ciências.

Tatiana Platzer do Amaral, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade de Mogi das Cruzes.

Renata Jimenez de Almeida Scabbia, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente na Universidade de Mogi das Cruzes.

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Publiée
2020-03-31