SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES E JOVENS QUE SE PREPARAM PARA CURSOS DE MEDICINA: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO PAULO, BRASIL
Résumé
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como os estudantes lidam com o período pré-vestibular, bem como relacionar essa fase com doenças associadas à saúde mental, como ansiedade e depressão. Foi avaliada a relação dos estudantes com seus familiares e a forma como estes lidam com as dificuldades enfrentadas nesse período intenso de estudos. Além disso, foram determinadas as doenças relacionadas à saúde mental mais frequentes entre esse grupo social. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, exploratório-descritiva e de corte transversal. Para obter os dados da pesquisa, um questionário foi aplicado a homens e mulheres de 18-21 anos que frequentam cursos pré-vestibulares particulares da região do Alto Tietê, e que desejam ingressar no curso de medicina. Com essa pesquisa, visa-se trazer visibilidade às doenças relacionadas à saúde mental que acometem grande parte dos jovens brasileiros atualmente. Dos 36 estudantes que participaram, a maioria (29 pessoas) era do gênero feminino, e tinha 18 anos (21 pessoas). Em relação à renda familiar, 36,1% dos estudantes (13 pessoas) possuíam renda de 6,5 a 30 salários mínimos. A maioria dos pais dos estudantes apoiam a decisão da escolha da medicina, mas também cobram um bom desempenho nos vestibulares. A maior parte (22) está no primeiro ano de cursinho, e os demais, há mais de um ano. Em relação à questão aberta, muitos relataram que o medo de não passar no vestibular e a pressão da família era o que mais os incomodava.
Références
ALMEIDA, N. et al. Estudo multicêntrico de morbidade psiquiátrica em áreas urbanas brasileiras (Brasília, São Paulo, Porto alegre). Rev abpapal, v. 3, n. 14, p. 93-104, jul./set. 1992.
BENETTI, S. et al. Adolescência e saúde mental: revisão de artigos brasileiros publicados em periódicos nacionais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.23, n.6, jun. 2007.
CALLAIS, S.L.; ANDRADE, L.M.B.; LIPP, M.E.N. Diferenças de sexo e escolaridade na manifestação de stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2003.
FUKUDA, C. et al. Saúde mental de jovens brasileiros: barreiras à busca por ajuda profissional. Estudos de psicologia, Campinas, v.33, n.2, abr./jun. 2016.
HUTZ, C.H.; BARDAGI M.P. Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: a influência dos estilos parentais. Psico USF. 2006.
RODRIGUES, D. G; PELISOLI, C. Anxiety in candidates for university entrance examinations: an exploratory study. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v. 35, n. 5, p. 171-177, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832008000500001&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 06 jun. 2019.
ROCHA, A. C.; FUJITA, I. Q. G. A. (1999). Orientação Profissional contribuindo para um bom desempenho durante o Vestibular. Em Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, Anais, IV Simpósio Brasileiro do Orientação Vocacional & Ocupacional; I Encontro de Orientação Profissionais do Mercosul (pp. 83- 92). Florianópolis: ABOP. São Paulo: Vetor.
ROSA, A. et al. Literacia em saúde mental de adolescentes: um estudo exploratório. Revista portuguesa de enfermagem de saúde mental, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1647-21602014000100020&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 jun. 2018.
SANTOS, F. S. et al. Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 194-200, Jun 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000200194&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 06 jun. 2019.
TERRA, D. et al. Ansiedade e Depressão em Vestibulando, Odontol. Clín.-Cient., 2013. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/> Acesso em: 9 de junho de 2018.
WHO- WORLD HEALTH ORGANIZATION. Caring for children and adolescents with mental disorders. Setting WHO directions. Geneva: World Health Organization; 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).