EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO
Résumé
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino de empreendedorismo por meio de capacitação e desenvolvimento de concurso de ideias de startups, destinada à promoção do potencial empreendedor dos estudantes do ensino médio. Para o desenvolvimento do método utilizou-se os estilos de aprendizagem e técnicas pedagógicas de Ulrich e Cole (1987). Os resultados mostraram que a proposta metodológica, com técnicas pedagógicas de ensino aplicadas, se configura como uma ferramenta didática; que permitiu uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, em que é possível aprender fazendo. Por conseguinte, a aplicação da metodologia de ensino despertou, em algum nível, a capacidade empreendedora dos estudantes, ao ponto que conseguiram apresentar boas ideias de startups.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30/10/2019.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n. 3, p. 134-181, 2013.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016.
GITAHY, Y. O que é uma startup? Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-e-uma-startup,616913074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 05 jun. 2017.
KATZ, J. A. The chronology and intellectual trajectory of American entrepreneurship education 1876-1999. Journal of Business Venturing, New York, v. 18, n. 2, p. 283, 2003.
KORMAN DIB, S. Empreendedorismo: matéria eletiva - reflexões sobre a experiência em uma universidade. Rio de Janeiro, Publit, 2006.
HENRIQUE, D. C.; CUNHA, S. K. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.
MELO, A.; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. Novatec Editora, 2015.
OSTERWALDER, A. Business Model Generation:
Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books: 2011.
SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 60, 2016.
SCHUMPETER, J. The theory of economic development. Harvard University Press, 1949.
ULRICH, T. A.; COLE, G. S. Toward more effective training of future entrepreneurs. Journal of Small Business Management, v. 25, n. 4, p. 32-39, 1987.
ZARDO, J. B. G.; MELLO, R. E. S. Educação empreendedora: resgate do histórico e dos princípios constituintes. Brasília, DF: SEBRAE; Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).