EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino de empreendedorismo por meio de capacitação e desenvolvimento de concurso de ideias de startups, destinada à promoção do potencial empreendedor dos estudantes do ensino médio. Para o desenvolvimento do método utilizou-se os estilos de aprendizagem e técnicas pedagógicas de Ulrich e Cole (1987). Os resultados mostraram que a proposta metodológica, com técnicas pedagógicas de ensino aplicadas, se configura como uma ferramenta didática; que permitiu uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, em que é possível aprender fazendo. Por conseguinte, a aplicação da metodologia de ensino despertou, em algum nível, a capacidade empreendedora dos estudantes, ao ponto que conseguiram apresentar boas ideias de startups.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30/10/2019.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n. 3, p. 134-181, 2013.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016.
GITAHY, Y. O que é uma startup? Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-e-uma-startup,616913074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 05 jun. 2017.
KATZ, J. A. The chronology and intellectual trajectory of American entrepreneurship education 1876-1999. Journal of Business Venturing, New York, v. 18, n. 2, p. 283, 2003.
KORMAN DIB, S. Empreendedorismo: matéria eletiva - reflexões sobre a experiência em uma universidade. Rio de Janeiro, Publit, 2006.
HENRIQUE, D. C.; CUNHA, S. K. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.
MELO, A.; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. Novatec Editora, 2015.
OSTERWALDER, A. Business Model Generation:
Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books: 2011.
SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 60, 2016.
SCHUMPETER, J. The theory of economic development. Harvard University Press, 1949.
ULRICH, T. A.; COLE, G. S. Toward more effective training of future entrepreneurs. Journal of Small Business Management, v. 25, n. 4, p. 32-39, 1987.
ZARDO, J. B. G.; MELLO, R. E. S. Educação empreendedora: resgate do histórico e dos princípios constituintes. Brasília, DF: SEBRAE; Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).