EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Aprendizagem. Metodologia. Startup.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino de empreendedorismo por meio de capacitação e desenvolvimento de concurso de ideias de startups, destinada à promoção do potencial empreendedor dos estudantes do ensino médio. Para o desenvolvimento do método utilizou-se os estilos de aprendizagem e técnicas pedagógicas de Ulrich e Cole (1987). Os resultados mostraram que a proposta metodológica, com técnicas pedagógicas de ensino aplicadas, se configura como uma ferramenta didática; que permitiu uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, em que é possível aprender fazendo. Por conseguinte, a aplicação da metodologia de ensino despertou, em algum nível, a capacidade empreendedora dos estudantes, ao ponto que conseguiram apresentar boas ideias de startups.

Biografia do Autor

Elainy Cristina da Silva Coelho, IFTO-Câmpus Porto Nacional

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT), Doutoranda em Administração (UNB) e Professora no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

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Publicado
2020-05-07