FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO INVESTIGATIVO DE LEITURA LITERÁRIA ENTRE ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL

Résumé

Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa de Mestrado em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem como objetivo geral compreender as ações de leitura formais e não formais a fim de contribuir com a formação de leitores por meio de uma investigação acerca do contexto da leitura dos participantes de uma instituição de ensino pública e de um Centro de Artes e Esportes Unificados. Apresenta-se como problema de pesquisa: Como as práticas pedagógicas de leitura desenvolvidas pela ação docente nos espaços escola/praça estão contribuindo para a formação de leitores? Com tratamento de dados qualitativo, alicerçados no Materialismo Histórico-Dialético e na Teoria Histórico-Cultural. Como resultados, pode-se perceber que essa pesquisa possibilita boas ações docentes quando há ações organizadas. Este trabalho firma-se em contribuir com discussões e reflexões acerca da formação de leitores em espaços formais e não formais. Esta pesquisa conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Bibliographies de l'auteur

Adrielly Rocateli, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pelo (PPEdu / UEL). Linha de pesquisa: Docência: Saberes e Práticas. Graduado em Pedagogia pela UEL (2013-2017). Membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (UNINGÁ). Graduada em Pedagogia pela UEL (2013-2017). Participação durante a graduação como bolsista, colaboradora e aluna de Iniciação Científica em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de leitura, formação do mediador de leitura e biblioteca escolar. Possui experiência nos estudos relacionados à Hora do Conto. Formação de Docentes em nível Médio na modalidade Normal (2009-2012). 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica. 

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. Atualmente é professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua como Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Depto de Educação da UEL. Líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infância da UEL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Sermiformação e Educação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural, Teoria Crítica de Sociedade e Educação Infantil.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de. O Saldo da Leitura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ALVES José Helder Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. p. 13.

CAMBÉ (PR). Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Alvorada. Cambé: Equipe pedagógica. 2018.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. 2 ed. Tradução Leda Rita Cintra Ferraz. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 2004.

FIORUSSI, André, In: Antônio de Alcântara Machado et alii. De conto em conto. São Paulo. Ática, 2003.

GADOTTI, Moacir. Educação com qualidade social: projeto, implantação e desafios dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Artigos, 2000.

GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

GASPARIN, J. L. Esquema do Projeto de Trabalho docente-discente na perspectiva Histórico-Crítica. In: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GOHN. Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Uberlândia, v.7. 2008.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

RIBEIRO, Lucas. Projeto de contação de histórias faz crianças retornarem gosto pela leitura. Jornal Pretexto. Universidade Estadual de Londrina. 22 ago. 2018. Disponível em: https://pretextouel.com/2018/08/22/projeto-de-contacao-de-historias-faz-criancas-retomarem-gosto-pela-leitura/. Acesso em: 02 de abril de 2019.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia de la práxis. México: Fondo de Cultura Económica. 1980.

SILVA, Rovilson José. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina: Eduel, 2010.

Publiée
2020-05-22