FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO INVESTIGATIVO DE LEITURA LITERÁRIA ENTRE ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL
Abstract
Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa de Mestrado em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem como objetivo geral compreender as ações de leitura formais e não formais a fim de contribuir com a formação de leitores por meio de uma investigação acerca do contexto da leitura dos participantes de uma instituição de ensino pública e de um Centro de Artes e Esportes Unificados. Apresenta-se como problema de pesquisa: Como as práticas pedagógicas de leitura desenvolvidas pela ação docente nos espaços escola/praça estão contribuindo para a formação de leitores? Com tratamento de dados qualitativo, alicerçados no Materialismo Histórico-Dialético e na Teoria Histórico-Cultural. Como resultados, pode-se perceber que essa pesquisa possibilita boas ações docentes quando há ações organizadas. Este trabalho firma-se em contribuir com discussões e reflexões acerca da formação de leitores em espaços formais e não formais. Esta pesquisa conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
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