MOVIMENTOS SOCIAIS, TRABALHO E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES, COMUNITÁRIOS E SOCIAIS
Résumé
Este artigo se destina a caracterizar os movimentos sociais frente ao mundo do trabalho e as suas articulações com os educadores populares e as diferenças tênues que existem entre a educação comunitária, social e/ou popular, dentro da proposta de regulamentação da profissão do educador/ pedagogo social, de autoria do deputado Chico Lopes. Para isso, fizemos uma revisão bibliográfica dentro das obras de Marx (2007, 2011) e Kuenzer (2002), acerca da contextualização da categoria trabalho na modernidade; Gramsci (2004) e Gadotti (2012) nas conceituações da Educação como prática social e a sua abrangência no cenário formal e não formal, além de, pontuar a regulamentação da profissão. No tocante aos Movimentos sociais, mostraremos a teorização de Gohn (2008). Considera-se como síntese que a regulamentação dessa profissão traz alguns avanços na legitimação do trabalho desse sujeito, mas, ao regulamentar, apresenta, contraditoriamente, também a possibilidade de fragmentação, reserva de mercado e divisionismo na área.
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