A ESCOLA NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: QUE MODELO DE EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO?

Résumé

A cultura da avaliação externa, padronizada em larga escala e de viés contábil, invadiu as escolas e nelas se enraizou. Estabelecimentos de ensino lamentavelmente enfatizam a competição e os resultados. Daí, o currículo, as práticas pedagógicas, os estudantes e a autonomia da gestão e dos docentes são impiedosamente impactados. Com efeito, esse estudo objetiva refletir, com base em referencial teórico pertinente, o modelo de educação, escola e de cidadão vigente. Nortear ações públicas de educação centradas em testes avaliativos, que premiam e punem, não é algo salutar numa sociedade complexa (e desigual) como a brasileira, em face da qual a instituição escola deveria antes ser instrumento de inclusão e de realização de demandas sociais básicas ainda não completamente superadas.

Biographie de l'auteur

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Pedagogia. Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais (UFC). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduado - lato sensu - em Educação Ambiental; Pós-graduado - lato sensu - em Gestão Escolar. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). 

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Publiée
2022-05-12
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