A ESCOLA NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: QUE MODELO DE EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO?

Resumen

A cultura da avaliação externa, padronizada em larga escala e de viés contábil, invadiu as escolas e nelas se enraizou. Estabelecimentos de ensino lamentavelmente enfatizam a competição e os resultados. Daí, o currículo, as práticas pedagógicas, os estudantes e a autonomia da gestão e dos docentes são impiedosamente impactados. Com efeito, esse estudo objetiva refletir, com base em referencial teórico pertinente, o modelo de educação, escola e de cidadão vigente. Nortear ações públicas de educação centradas em testes avaliativos, que premiam e punem, não é algo salutar numa sociedade complexa (e desigual) como a brasileira, em face da qual a instituição escola deveria antes ser instrumento de inclusão e de realização de demandas sociais básicas ainda não completamente superadas.

Biografía del autor/a

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Pedagogia. Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais (UFC). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduado - lato sensu - em Educação Ambiental; Pós-graduado - lato sensu - em Gestão Escolar. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). 

Citas

AFONSO, A. J. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Contrapontos, Itajaí, v.7, n. 1, p. 11-22, 2007.

AFONSO, A. J. Nem tudo o que conta é mensurável ou comparável: crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, n. 1, p. 13- 29, 2009.

AFONSO, Almerindo. Para uma conceptualização alternativa de accountability em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, 2012.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ARAÚJO, Caroline Silva. Desempenho e recompensa [manuscrito]: as políticas das secretarias estaduais de educação. 2014, 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2014.

BOBBITT, John Franklin. O currículo. Porto: Didáctica, 2004.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2011

BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 03 Mar. 2020.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

COELHO, Maria Izolda C. de A. Rede de cooperação entre escolas: uma ação no âmbito do Pacto de Avaliação na Idade Certa - PAIC. 2013, 163f. Dissertação do Mestrado Profissional CAED/FACED/UFJF. Juiz de Fora, 2013.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.1, p. 109-126, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

LIMA, L. C. (1997). O paradigma da educação contábil. Políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. Revista Brasileira de Educação, 4, 43-59.

LIMA, L. C. Avaliação, competitividade e hiperburocracia. In: ALVES, M. P.; DE KETELE, J. M. (Org.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, 2011.

LIMA, L.C. A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1339-1352, 2015.

MOTA, M. O. Entre a meritocracia e a equidade: o Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores. Rio de Janeiro, 2018, 297 fls. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009.

POPKEWITZ, T. Políticas Educativas e Curriculares. Lisboa: Edições Pedagogo, 2011.

SANTOS, Luciola Licinio. Administrando o currículo ou os efeitos da gestão no desenvolvimento curricular. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 33, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado
2022-05-12
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos