AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PEDAGOGO COM IDOSOS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DE ARAGUATINS-TO

Résumé

O presente artigo busca compreender o papel do pedagogo no Serviço de Convivência de Araguatins-TO, mostrando suas contribuições para o desenvolvimento e melhoria de vida dos idosos, considerando a aprendizagem, os resultados, os efeitos e impactos dessa aprendizagem sobre suas vidas e da sociedade. Diante destas perceptivas, com esse trabalho procuramos identificar como é a atuação do pedagogo dentro de um espaço não formal. A pesquisa procura identificar a metodologia educacional usada e conhecer as práticas educativas desenvolvidas com os idosos pelo pedagogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para construirmos os referenciais teóricos, foram estudados textos teóricos da área como: Caderno de Orientações PAIF e SCFV - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Estatuto do Idoso, Lei Orgânica da Assistência Social, e autores como (MORAES, 2012), (BRUNO, 2003), (CLOSS; SCHWNAKE, 2010), (LOPES, 2006), dentre outros.

Bibliographies de l'auteur

Cássia de Sousa Ferreira, UNITINS

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins. Campus Araguatins. 

Silvanis dos Reis Borges Pereira, UNITINS

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. 

Neila Barbosa Osório, UFT

Pós Doutora Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Coordenadora Nacional da Universidade da Maturidade. Pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa  Pro-gero e História, historiografia e fontes de pesquisa em educação. 

Luiz Sinésio Silva Neto, UFT

Doutor Docente Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins – UFT, coordenador e docente do Programa Universidade da Maturidade - UMA, Líder do Grupo de Pesquisa Pro-gero - Envelhecimento Humano. 

 

Références

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Publiée
2020-05-22