A TEMÁTICA “INTERNACIONALIZAÇÃO” E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO ACADÊMICO

Résumé

A internacionalização do ensino superior é considerada temática emergente no contexto da globalização, ao verificar que as universidades estão se movimentando para o desenvolvimento dessa cultura. Diante disso, o objetivo deste estudo é o de apresentar o mapeamento de estudos sobre o tema da internacionalização, no contexto acadêmico, através de um estudo bibliométrico. A questão que guiou o levantamento foi: quais são as tendências analíticas e temáticas dos estudos publicados, nos últimos quatro anos, sobre internacionalização no contexto universitário brasileiro? Para isso, utilizou-se de um protocolo de coleta de dados que se iniciou com a pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2014 a 2018, no Portal de Periódicos da Capes, sinalizado pelos strings internacionalização e universidade. Após os critérios de exclusão, dos 81 artigos mapeados foram selecionados 22 que foram classificados em seis enfoques. Diante do exposto, percebe-se a variação do que, hoje, entende-se por internacionalização e as práticas de escrita voltadas ao contexto acadêmico.

Bibliographies de l'auteur

Michele Silva Costa Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

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Publiée
2020-05-22