A TEMÁTICA “INTERNACIONALIZAÇÃO” E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO ACADÊMICO

Resumen

A internacionalização do ensino superior é considerada temática emergente no contexto da globalização, ao verificar que as universidades estão se movimentando para o desenvolvimento dessa cultura. Diante disso, o objetivo deste estudo é o de apresentar o mapeamento de estudos sobre o tema da internacionalização, no contexto acadêmico, através de um estudo bibliométrico. A questão que guiou o levantamento foi: quais são as tendências analíticas e temáticas dos estudos publicados, nos últimos quatro anos, sobre internacionalização no contexto universitário brasileiro? Para isso, utilizou-se de um protocolo de coleta de dados que se iniciou com a pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2014 a 2018, no Portal de Periódicos da Capes, sinalizado pelos strings internacionalização e universidade. Após os critérios de exclusão, dos 81 artigos mapeados foram selecionados 22 que foram classificados em seis enfoques. Diante do exposto, percebe-se a variação do que, hoje, entende-se por internacionalização e as práticas de escrita voltadas ao contexto acadêmico.

Biografía del autor/a

Michele Silva Costa Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

Citas

ALISSON, E. Revistas científicas de países emergentes aumentam processo de internacionalização. Agência Fapesp [Portal], 2013. Disponível em <http://agencia.fapesp.br/18142>, acesso em 11 de fevereiro de 2019.

ALCADIPANI, R. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, p. 345-348, 2011.

ALTBACH, P. The dilemmas of ranking. International Higher Education, n. 42, p. 23, 2015.

ALTBACH, P. Globalization and the University: Myths and Realities in the Unequal World. Tertiary Education and Management, Lancaster, UK, n. 1, 2004.

ALTBACH, P. G; KNIGHT, J. Visión panorámica de la internacionalización en la educación superior: motivaciones y realidades. Perfiles educativos, v. 28, n. 112, p. 13-39, 2006.

ALTBACH, P; KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, Los Angeles, n. 3/4, p. 290-305, 2007.

ARCHANJO, R. Globalização e Multilingualismo no Brasil: Competência Linguística e o Programa Ciência Sem Fronteiras. Revista Brasileira de Linguística Aplica, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 621-656, 2015.

BENCHIMOL, J. L; CERQUEIRA, R. C; PAPI, C. Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências. Educação & Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 347-364, 2014.

BORINI, F. M; FERREIRA, J. Internacionalização de periódicos científicos brasileiros: estudo de caso à luz da teoria de redes e da teoria institucional. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v.14, n.4, 2015.

BORGES, G. R; AMAL, M. Internacionalização de cursos stricto Sensu: uma investigação sobre a distância psíquica e as práticas adotadas. Revista Gestão Universitária da América Latina, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 260-281, 2016.

BRASIL. Programa Ciência Sem Fronteiras. Brasília: Senado Federal, 2015.

CAPES. Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). 2019. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-noexterior-pdse>. Acesso em: 09 de fevereiro de 2019.

COSTA, T. et al. Bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. Anais do Congresso Nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas, Lisboa, Portugal, 2012.

CRYSTAL, David. English as a global language (2nd edn.). Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

DAL-SOTO, F; ALVES, J. N; SOUZA, Y, S. A produção científica sobre internacionalização da educação superior na Web Of Science: características gerais e metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.4,p. 229-249, 2016.

FERREIRA, M. M. A promoção do letramento acadêmico em inglês por meio do ensino desenvolvimental: contribuições da teoria histórico-cultural. Tese de Livre- Docência, FFLCH, USP, Dez 2015. 179p.

FERREIRA, M. M. O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 50, p.75-95, 2011.

FERREIRA, M. M; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, n.3, p. 125-140, 2016.

FINARDI, K.; COVRE, J. M.; SANTOS, L. B.; PERUZZO, S. P.; HILDEBLANDO JUNIOR, C. A. Facebook as a tool for L2 practice. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 312-325, 2013.

FINARDI, K.; ORTIZ, R. A. Globalization, Internationalization and Education: What is the connection?. In: INTCESS14- International Conference on Education and Social Sciences, 2014, Istambul. Proceedings of INTCESS14 - International Conference on Education and Social Sciences. Istambul: Ocerint. v. 1. p. 45-53, 2014.

FINARDI, K.; PIMENTEL, B. Crenças de professores de inglês sobre o uso do Facebook. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 238-253, 2013.

FINARDI, K. R; PORCINO, M. C. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, n.66, p. 239-282, 2014.

FINARDI, K.; VERONEZ, T. Beliefs on the use of Facebook as a communication tool between teachers and students. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 292-311, 2013.

GACEL-AVILA, J. The Internationalisation of Higher Education: A Paradigm for Global Citizenry. Higher Education, New York. v. 2, p.121136, 2005.

GOMES-SANTOS, S. N. Das relações entre linguagem e ensino de língua: a produção acadêmica paraense em foco. Revista MOARA, n.24, p. 47-69, 2005.

GUIMARÃES. F. F; FINARDI, K. R. Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação? Ilha do Desterro, v. 71, n. 3, p.15-37, Florianópolis, 2018.

HSU, C; PEREIRA, A. Internationalization and performance: The moderating effects of organizational learning. Omega, v. 36, n. 2, p. 188-205, 2008.

HUPPAUF, B. Globalization: threats and opportunities. In: GARDT & HUPPAUF (eds.), p. 3-24, 2004.

JENKINS, J. English as a lingua franca in the international university: the politics of academic English language policy. Nova Iorque: Routledge, 2014.

JONES, E.; DE WIT, H. Globalization of internationalization: thematic and regional reflections on a traditional concept. The International Journal of Higher Education and Democracy, Albany, v. 3, p. 35-54, 2012.

KNIGHT, J. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, v. 33, n. 3, pp. 2-3, 2003.

KNIGHT, J. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015.

KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, Boston, v. 62, p. 14-15, 2011.

LEA. M. R; STREET, B. V. The ‘Academic Literacies’ Model: Theory and Applications. Theory into Practice Fall, v.45, n.4, p. 368-377, 2006.

LEA. M. R; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações (The “Academic Literacies” Model: Theory and Applications). Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v.16, n. 2, p. 477-493, 2014.

LEAL, F. G; STALLIVIERI, L; MORAES, M. C. B. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Revista Interacional de Educação Superior, v.4 [54], n.1 p.52-73, 2018.

LUCE, M. M; FAGUNDES, C. V; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação, v. 21, n. 2, p. 317-339, 2016.

MARGINSON, S. Do rankings drive better performance? International Higher Education, n. 89, 2017.

MARTINS, D. L. Uso da análise multivariada para mapeamento do perfil de internacionalização das universidades federais brasileiras: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 20, n.3, 2014.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8º ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MOROSINI, M. C. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v.27, n.1, 93-112, 2011.

NASCIMENTO, R. P., SALVÁ, M. N. R. A política de avaliação da pós-graduação Stricto-Sensu e o Trabalho Docente: Rumo ao “Produtivismo Acadêmico? Anais do Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 4, Brasília, 2013.

NÓBREGA, M. H. Políticas linguísticas e internacionalização da língua portuguesa: desafios para a inovação. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 417-445, 2016.

NUNES, E; FERNANDES, I. Rankings internacionais: a irresistível polêmica em torno de seus sentidos e metodologias. Revista Ensino Superior, n.12, 2014.

PÉREZ-ESPARRELLS, C; LOPEZ GARCÍA, A. Rankings de instituciones de educación superior: panorama internacional. Calidad en la Educación, v. 30, p. 328-343, 2009.

PINHEIRO, L. M. S.; FINARDI, K. Políticas públicas de internacionalização e o papel do inglês: evidências dos programas CsF e IsF. In: II Conel, 2014, Vitória. Anais do II Conel. Vitória: PPGEL, 2014. v. 1. p. 76-78, 2014.

VIEIRA, R; LIMA, M. C. Academic rankings: from its genesis to its international expansion. Higher Education Studies, v. 5, n. 1, p. 63-72. 2015.

REGALARDO, A. Brazilian science: riding a gusher. Science, v.330, n.6009, p.1306-1312, 2010.

RIBEIRO, F. A. Unila e Unilab: uma abordagem sobre o processo de integração Internacional do ensino superior a partir das universidades federais no Brasil. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, Número Especial, p. 63-71, 2015.

SANDES-GUIMARÃES, L. V. Gestão de periódicos científicos: um estudo com revistas da área de administração. Dissertação (Mestrado em Administração), Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013.

SANTIN, D. M; VANZ, S. A. S; STUMPF, I. R. C. Internacionalização da produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: 2000-2011. TransInformação, Campinas, v.27, n.3, p. 209-218, 2015.

SENA, A. P; MATOS, F. R. N; MACHADO, D. Q; SENA, A. M. C. Internacionalização da educação superior: um estudo com alunos intercambistas de uma instituição de ensino superior do Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v.22, n.122, p. 1-22, 2014.

SHIN, J.C.; TEICHLER, U. The Future of The Post-Massified University at the Crossroads. In: SHIN, J.C.; TEICHLER, U. (Eds.). Restructuring Systems and Functions. Springer, 2014.

SILVEIRA, L; BENEDET, L; SANTILLÁN-ALDANA, J. Interpretando a internacionalização dos periódicos científicos brasileiros. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 90-110, 2018.

SOARES, S. V; NOVA, S. P. C. C. Pesquisadores brasileiros que publicam em periódicos internacionais: qual sua formação acadêmica? Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 125-149, 2017.

SILVA, E.; LOUSADA, E. G. O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio. Horizontes, v. 32, n. 2, p. 73-87, 2014.

TORRES, A. A. G; SILVA, C. M. M; GOMES, J. S. Mobilidade de doutorandos para o Sanduíche: internacionalização da IES ou do doutorando? Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 9, n. 4, p. 274-291, Edição Especial, 2016.

TOSTA, H. T; STALLIVIERI, L; TOSTA, K. C. B. T. A internacionalização da educação superior: descrição do processo em curso na Universidade Federal da Fronteira Sul. SINERGIA, Rio Grande, v.20, n.2, p.35-46, 2016.

UNESCO. Rankings and accountability in higher education: uses and misuses. UNESCO, 2013.

WIT, H. Reconsidering the Concept of Internationalization. International Higher Education, n. 70, p. 6-7, 2013.

YONEZAWA, A. he internationalization of the university as a response to globalization: an east Asian perspective. In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). The future of the post massified university as the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014. p. 59-71.

Publicado
2020-05-22