A TEMÁTICA “INTERNACIONALIZAÇÃO” E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO ACADÊMICO

Palavras-chave: Pós-graduação. Internacionalização. Letramento acadêmico.

Resumo

A internacionalização do ensino superior é considerada temática emergente no contexto da globalização, ao verificar que as universidades estão se movimentando para o desenvolvimento dessa cultura. Diante disso, o objetivo deste estudo é o de apresentar o mapeamento de estudos sobre o tema da internacionalização, no contexto acadêmico, através de um estudo bibliométrico. A questão que guiou o levantamento foi: quais são as tendências analíticas e temáticas dos estudos publicados, nos últimos quatro anos, sobre internacionalização no contexto universitário brasileiro? Para isso, utilizou-se de um protocolo de coleta de dados que se iniciou com a pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2014 a 2018, no Portal de Periódicos da Capes, sinalizado pelos strings internacionalização e universidade. Após os critérios de exclusão, dos 81 artigos mapeados foram selecionados 22 que foram classificados em seis enfoques. Diante do exposto, percebe-se a variação do que, hoje, entende-se por internacionalização e as práticas de escrita voltadas ao contexto acadêmico.

Biografia do Autor

Michele Silva Costa Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

Referências

ALISSON, E. Revistas científicas de países emergentes aumentam processo de internacionalização. Agência Fapesp [Portal], 2013. Disponível em <http://agencia.fapesp.br/18142>, acesso em 11 de fevereiro de 2019.

ALCADIPANI, R. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, p. 345-348, 2011.

ALTBACH, P. The dilemmas of ranking. International Higher Education, n. 42, p. 23, 2015.

ALTBACH, P. Globalization and the University: Myths and Realities in the Unequal World. Tertiary Education and Management, Lancaster, UK, n. 1, 2004.

ALTBACH, P. G; KNIGHT, J. Visión panorámica de la internacionalización en la educación superior: motivaciones y realidades. Perfiles educativos, v. 28, n. 112, p. 13-39, 2006.

ALTBACH, P; KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, Los Angeles, n. 3/4, p. 290-305, 2007.

ARCHANJO, R. Globalização e Multilingualismo no Brasil: Competência Linguística e o Programa Ciência Sem Fronteiras. Revista Brasileira de Linguística Aplica, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 621-656, 2015.

BENCHIMOL, J. L; CERQUEIRA, R. C; PAPI, C. Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências. Educação & Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 347-364, 2014.

BORINI, F. M; FERREIRA, J. Internacionalização de periódicos científicos brasileiros: estudo de caso à luz da teoria de redes e da teoria institucional. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v.14, n.4, 2015.

BORGES, G. R; AMAL, M. Internacionalização de cursos stricto Sensu: uma investigação sobre a distância psíquica e as práticas adotadas. Revista Gestão Universitária da América Latina, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 260-281, 2016.

BRASIL. Programa Ciência Sem Fronteiras. Brasília: Senado Federal, 2015.

CAPES. Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). 2019. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-noexterior-pdse>. Acesso em: 09 de fevereiro de 2019.

COSTA, T. et al. Bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. Anais do Congresso Nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas, Lisboa, Portugal, 2012.

CRYSTAL, David. English as a global language (2nd edn.). Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

DAL-SOTO, F; ALVES, J. N; SOUZA, Y, S. A produção científica sobre internacionalização da educação superior na Web Of Science: características gerais e metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.4,p. 229-249, 2016.

FERREIRA, M. M. A promoção do letramento acadêmico em inglês por meio do ensino desenvolvimental: contribuições da teoria histórico-cultural. Tese de Livre- Docência, FFLCH, USP, Dez 2015. 179p.

FERREIRA, M. M. O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 50, p.75-95, 2011.

FERREIRA, M. M; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, n.3, p. 125-140, 2016.

FINARDI, K.; COVRE, J. M.; SANTOS, L. B.; PERUZZO, S. P.; HILDEBLANDO JUNIOR, C. A. Facebook as a tool for L2 practice. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 312-325, 2013.

FINARDI, K.; ORTIZ, R. A. Globalization, Internationalization and Education: What is the connection?. In: INTCESS14- International Conference on Education and Social Sciences, 2014, Istambul. Proceedings of INTCESS14 - International Conference on Education and Social Sciences. Istambul: Ocerint. v. 1. p. 45-53, 2014.

FINARDI, K.; PIMENTEL, B. Crenças de professores de inglês sobre o uso do Facebook. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 238-253, 2013.

FINARDI, K. R; PORCINO, M. C. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, n.66, p. 239-282, 2014.

FINARDI, K.; VERONEZ, T. Beliefs on the use of Facebook as a communication tool between teachers and students. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 292-311, 2013.

GACEL-AVILA, J. The Internationalisation of Higher Education: A Paradigm for Global Citizenry. Higher Education, New York. v. 2, p.121136, 2005.

GOMES-SANTOS, S. N. Das relações entre linguagem e ensino de língua: a produção acadêmica paraense em foco. Revista MOARA, n.24, p. 47-69, 2005.

GUIMARÃES. F. F; FINARDI, K. R. Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação? Ilha do Desterro, v. 71, n. 3, p.15-37, Florianópolis, 2018.

HSU, C; PEREIRA, A. Internationalization and performance: The moderating effects of organizational learning. Omega, v. 36, n. 2, p. 188-205, 2008.

HUPPAUF, B. Globalization: threats and opportunities. In: GARDT & HUPPAUF (eds.), p. 3-24, 2004.

JENKINS, J. English as a lingua franca in the international university: the politics of academic English language policy. Nova Iorque: Routledge, 2014.

JONES, E.; DE WIT, H. Globalization of internationalization: thematic and regional reflections on a traditional concept. The International Journal of Higher Education and Democracy, Albany, v. 3, p. 35-54, 2012.

KNIGHT, J. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, v. 33, n. 3, pp. 2-3, 2003.

KNIGHT, J. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015.

KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, Boston, v. 62, p. 14-15, 2011.

LEA. M. R; STREET, B. V. The ‘Academic Literacies’ Model: Theory and Applications. Theory into Practice Fall, v.45, n.4, p. 368-377, 2006.

LEA. M. R; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações (The “Academic Literacies” Model: Theory and Applications). Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v.16, n. 2, p. 477-493, 2014.

LEAL, F. G; STALLIVIERI, L; MORAES, M. C. B. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Revista Interacional de Educação Superior, v.4 [54], n.1 p.52-73, 2018.

LUCE, M. M; FAGUNDES, C. V; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação, v. 21, n. 2, p. 317-339, 2016.

MARGINSON, S. Do rankings drive better performance? International Higher Education, n. 89, 2017.

MARTINS, D. L. Uso da análise multivariada para mapeamento do perfil de internacionalização das universidades federais brasileiras: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 20, n.3, 2014.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8º ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MOROSINI, M. C. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v.27, n.1, 93-112, 2011.

NASCIMENTO, R. P., SALVÁ, M. N. R. A política de avaliação da pós-graduação Stricto-Sensu e o Trabalho Docente: Rumo ao “Produtivismo Acadêmico? Anais do Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 4, Brasília, 2013.

NÓBREGA, M. H. Políticas linguísticas e internacionalização da língua portuguesa: desafios para a inovação. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 417-445, 2016.

NUNES, E; FERNANDES, I. Rankings internacionais: a irresistível polêmica em torno de seus sentidos e metodologias. Revista Ensino Superior, n.12, 2014.

PÉREZ-ESPARRELLS, C; LOPEZ GARCÍA, A. Rankings de instituciones de educación superior: panorama internacional. Calidad en la Educación, v. 30, p. 328-343, 2009.

PINHEIRO, L. M. S.; FINARDI, K. Políticas públicas de internacionalização e o papel do inglês: evidências dos programas CsF e IsF. In: II Conel, 2014, Vitória. Anais do II Conel. Vitória: PPGEL, 2014. v. 1. p. 76-78, 2014.

VIEIRA, R; LIMA, M. C. Academic rankings: from its genesis to its international expansion. Higher Education Studies, v. 5, n. 1, p. 63-72. 2015.

REGALARDO, A. Brazilian science: riding a gusher. Science, v.330, n.6009, p.1306-1312, 2010.

RIBEIRO, F. A. Unila e Unilab: uma abordagem sobre o processo de integração Internacional do ensino superior a partir das universidades federais no Brasil. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, Número Especial, p. 63-71, 2015.

SANDES-GUIMARÃES, L. V. Gestão de periódicos científicos: um estudo com revistas da área de administração. Dissertação (Mestrado em Administração), Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013.

SANTIN, D. M; VANZ, S. A. S; STUMPF, I. R. C. Internacionalização da produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: 2000-2011. TransInformação, Campinas, v.27, n.3, p. 209-218, 2015.

SENA, A. P; MATOS, F. R. N; MACHADO, D. Q; SENA, A. M. C. Internacionalização da educação superior: um estudo com alunos intercambistas de uma instituição de ensino superior do Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v.22, n.122, p. 1-22, 2014.

SHIN, J.C.; TEICHLER, U. The Future of The Post-Massified University at the Crossroads. In: SHIN, J.C.; TEICHLER, U. (Eds.). Restructuring Systems and Functions. Springer, 2014.

SILVEIRA, L; BENEDET, L; SANTILLÁN-ALDANA, J. Interpretando a internacionalização dos periódicos científicos brasileiros. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 90-110, 2018.

SOARES, S. V; NOVA, S. P. C. C. Pesquisadores brasileiros que publicam em periódicos internacionais: qual sua formação acadêmica? Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 125-149, 2017.

SILVA, E.; LOUSADA, E. G. O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio. Horizontes, v. 32, n. 2, p. 73-87, 2014.

TORRES, A. A. G; SILVA, C. M. M; GOMES, J. S. Mobilidade de doutorandos para o Sanduíche: internacionalização da IES ou do doutorando? Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 9, n. 4, p. 274-291, Edição Especial, 2016.

TOSTA, H. T; STALLIVIERI, L; TOSTA, K. C. B. T. A internacionalização da educação superior: descrição do processo em curso na Universidade Federal da Fronteira Sul. SINERGIA, Rio Grande, v.20, n.2, p.35-46, 2016.

UNESCO. Rankings and accountability in higher education: uses and misuses. UNESCO, 2013.

WIT, H. Reconsidering the Concept of Internationalization. International Higher Education, n. 70, p. 6-7, 2013.

YONEZAWA, A. he internationalization of the university as a response to globalization: an east Asian perspective. In: SHIN, Jung Cheol; TEICHLER, Ulrich. (Orgs.). The future of the post massified university as the crossroads. Nova Iorque: Springer, 2014. p. 59-71.

Publicado
2020-05-22