O USO DE HISTÓRIA LOCAL EM TURMAS DE EJA: CAMINHO TRAÇADO PARA ALCANÇAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO

Résumé

Este estudo objetiva problematizar o ensino da história local em turmas de EJA-Educação de Jovens e Adultos-, com o intuito de fazer com que a disciplina de história seja lecionada em total consonância com o cotidiano do aluno dessa modalidade de ensino. A respeito dos autores estudados, Gonçalves (2007) e Côrrea (2012) foram analisados a partir de três perspectivas: as considerações sobre a História Local, a aplicabilidade dessa História em sala de aula e, por último, a delimitação da história local no campo historiográfico. Por outro lado, Schmidt e Cainelli (2004) e Rüsen (2001) orientam nossa leitura acerca do conhecimento histórico. Assim, esse estudo pretende contribuir com a construção de conhecimento a respeito do uso da História Local em turmas de EJA, além de servir como exemplo para a realização de experiências futuras em áreas de conhecimento e atuação similares.

Biographie de l'auteur

Diego Raian Aguiar Pinto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Especialista em História do Brasil. Graduado em Filosofia. Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) pela Universidade do Estado da Bahia, Câmpus VI. 

Références

Ciclo do Urânio. INB – Indústrias Nucleares do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eWV1JVrR_oU

CORRÊA, Anderson Romário Pereira. História Local e Micro-História: Encontro e Desencontros. Porto Alegre: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Maria de Almeida. História local: o recohecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria. Et all (org.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: MauadX: Faperj, 2007. 175-185.

História na Educação de Jovens e Adultos História na Educação de Jovens e Adultos. COEJA. Disponível em: . Acesso em 08 nov. 2016. p. 134)

MANTOVANI, Eduardo Eliasquevitch. A avaliação no ensino de história e as contribuições da psicopedagogia. Campinas/SP: 2006, p.13.

O Ciclo do Urânio. Greenpeace Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1Z5dLXgoCR0>. Acesso em 23/08/2016.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica – Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília:

UNB, 2001, p.79.

SCHMIDT, Maria auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2. ed. São Paulo: EDITORA, 2009, p.54.

Publiée
2022-05-12