NOVOS ESPAÇOS HABITACIONAIS E TIPOLOGIAS DE TRANSPORTE: NOTAS RELACIONADAS A CASOS EM ANANINDEUA E MARITUBA, PARÁ
Résumé
Os recentes processos de expansão urbana acabaram por influenciar diversos fatores, onde emplacam os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Nesse quadro socioeconômico, destacam os novos espaços de moradias, podendo ser ocupações irregulares, loteamentos e conjuntos habitacionais, dependendo do seu formato de organização e da necessidade de surgimento frente aos processos de expansão urbana. O caso de Belém é caracterizado principalmente pelos processos de conurbação e migrações pendulares dos municípios próximos para a capital paraense, em que o transporte coletivo é considerado como um vetor de desenvolvimento, em que podem ser caracterizados pelo formal e informal, influenciados diretamente pela ação do estado e a necessidade de seus moradores em se deslocar pela metrópole.
Références
ANANINDEUA. Decreto nº15.163 de 12 de dezembro de 2012. Homologa o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDRS para o biênio 2013/2015, e dá outras providências.
BRAGA, O.P.O. Intervenção urbana integrada: concepção, ações e contradições: o caso do Projeto de intervenção urbana do Residencial Carlos Marighela. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente. Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.
BRASIL. Censo 2010: Aglomerados Subnormais – Informações Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Diretoria de Pesquisas - Censo, 2010.
BRASIL. Aglomerados Subnormais. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/agsn/. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
CARMO, R.L.C; CARDOSO, A.C.D; DAGNINO, R.S; EL SAIFI, S.; BASTOS, A.P.V; CAPARROZ, M.B; SILVA, C.C. Mobilidade pendular na Região Metropolitana Ampliada de Belém. In: CARDOSO, A.C.D, LIMA, J.J.F. (Org.). Belém: transformações na ordem urbana. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2015. p.121-142.
CASTRO, C.J.N. Transporte Público de Passageiros: uma análise sobre as Territorialidades das empresas de ônibus urbano regulamentadas na Região Metropolitana de Belém (2000-2012). 2015, 159f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Belém.
CASTRO, M.O. Os programas habitacionais de interesse social e sua atuação na região metropolitana de Belém: a espacialização das ações na contramão do direito à cidade. 2013. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
DIÁRIO ONLINE DO PARÁ. Sai Guevara, entra Almir. O que mudou? Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-236884-.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
FURTADO, A. Aurá. Disponível em: http://adrielsonfurtado.blogspot.com/2010/04/aura.html. Acesso em: 05 de novembro de 2018.
MARAL, M.D.B; RIBEIRO, W.O. Castanhal (PA): entre a dinâmica metropolitana e a centralidade sub-regional de uma cidade média. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 9, p. 77-105, 2016.
MERCÊS, S.S.S. Mudanças e Continuidades na Provisão do Transporte Coletivo em Belém. In: XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional: ANPUR, 2007, p.1-21.
MERCÊS, S.S.S. Transporte coletivo em Belém: mudança e
continuidade. 2005, 313f, Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo - Programa
de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo.
MERCÊS, S.S.S. Transporte urbano por ônibus na Região
Metropolitana de Belém (1966-1983): a formação da questão. 1998, 262f Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo.
NASCIMENTO, J.R.C. História e cidade: compondo lugar de moradias na ocupação “Che Guevara” percursos pela história, memória e antropologia. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.
RENDEIRO, C.B. Mobilidade Urbana e Federalismo: repartição de
competências e matéria de transporte público coletivo no Município de Belém.
, 191f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário do Pará (CESUPA) –
Programa de Pós-Graduação em Direito, Belém.
RODRIGUES, E.B. Território e soberania na globalização: Amazônia, jardim de águas sedento. 2010. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SANTO, H.C.A.E; OLVEIRA, J.M.G.C. Produção de Condomínios Fechados e novo conceito de moradia na Região Metropolitana de Belém: o caso dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida na rodovia BR-316. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG). Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória/ES, 2014.
SILVA, M.L. Habitação produzindo espaço urbano na reprodução de conjuntos habitacionais: experiências e tendências na Região Metropolitana de Belém. 2014. 240 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
SILVA, M.L; TOURINHO, H.L.Z. Território, territorialidade e fronteira: o problema dos limites municipais e seus desdobramentos em Belém/PA. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 9, p. 96/1-109, 2016.
TAVARES, M.G.C. A Amazônia brasileira: formação histórico-territorial e perspectivas para o século XXI. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (29), 107-121.
TRINDADE JR, S.C.C. Das ''cidades na floresta'' às ''cidades da floresta'': espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. Papers do NAEA (UFPA), v. 321, p. 1-22, 2013.
TRINDADE JR, S.C.C. Formação metropolitana de Belém (1960-1997). 1. ed. Belém: Paka-Tatu, 2016. v. 1. 392p.
TRINDADE JR, S.C.C. Produção do Espaço e Uso do Solo Urbano em Belém. 1. ed. Belém: Editora do NAEA/UFPA, 1997. v. 1. 198p.
TRINDADE JR, S.C.C; ROSÁRIO, B.A; COSTA, G.K.G; LIMA, M.M. Espacialidades e temporalidades urbanas na Amazônia ribeirinha: mudanças e permanências a jusante do rio Tocantins. Acta Geográfica (UFRR), v. 1, p. 117-133, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).