EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LEGITIMIDADE E ESCOLARIZAÇÃO

Résumé

O trabalho discute os desafios para a legitimidade e o reconhecimento da Educação Física como uma disciplina capaz de fazer parte de um amplo processo de escolarização na contemporaneidade. Apresenta como questão problema: quais as prerrogativas que a disciplina Educação Física pode incorporar para fazer parte do processo de escolarização que ocorre na Educação Básica? Construiu-se um texto que utiliza a abordagem qualitativa da ciência, com análise e discussão de uma bibliografia especializada do tema da Educação Física escolar e suas formas de legitimidade. Aponta dois grandes desafios para a disciplina Educação Física, que são: 1) É necessário compreender a Educação Física como uma área de conhecimento e intervenção com a cultura corporal de movimento que é impreterível no processo de escolarização de crianças jovens e adultos que frequentam a escola. 2) É preciso refletir sobre o que significa e qual a função das práticas corporais na formação escolar dos sujeitos.

Bibliographies de l'auteur

Renan Santos Furtado, Escola de Aplicação da UFPA

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente associado IV da Universidade Federal do Pará.

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Publiée
2020-06-23