EMPREENDEDORISMO NO ENSINO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
Résumé
O objetivo deste estudo é verificar como o empreendedorismo tem sido implantado na universidade pelos docentes. As experiências pedagógicas desses docentes são apresentadas neste trabalho na forma de relatos docentes acerca da forma de abordagem e implantação do empreendedorismo no ensino de engenharia. Esses relatos docentes foram coletados por meio da técnica de entrevista de profundidade semiestruturada individual. Os resultados apontam que, na visão docente, a formação do empreendedor supera a base instrutiva do egresso para êxito na abertura de uma empresa e na continuidade de um negócio. Conclui-se que ser empreendedor consiste em formar um profissional em engenharia com uma postura proativa, inovadora e de visão em relação a riscos calculados e a oportunidades de empreendimentos e negócios.
Références
ABSTARTUPS. Encontre todas as startups do Brasil. São Paulo, 2019. Disponível em: https://startupbase.com.br/home/stats. Acesso em: 28 dez 2019.
BENTO, M. C. M et al. Formação docente em EAD para processos híbridos. Revista Intersaberes, v.14, n. 31, 2019.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Bookman Editora, 2009.
BRASIL Jr (2019). Ranking de Universidades Empreendedoras. São Paulo. 2019, Disponível em: https://universidadesempreendedoras.org/wp-content/uploads/2019/10/ranking-2019.pdf. Acesso em: 28 dez 2019.
BRYANT, P.T. Entrepreneurship and Organizations. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 2ªedição, v. 7, p.681-685, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-08-097086-8.73006-6 681. Acesso em: 28 dez 2019.
BUENO, F. M. et al. Fábricas inteligentes e os novos desafios na formação dos engenheiros: os impactos da indústria 4.0. Revista Engenharia em Ação UniToledo, v. 2, n.2, 2017.
DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Ministério da Educação, Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 28 dez. 2019.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA. Ministério da Educação, PARECER CNE/CES 1.362/2001. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1362.pdf. Acesso em: 28 dez. 2019.
DUARTE, J. Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, v.1, p. 62-83, 2005.
GEHRINGER, M. Emprego de A a Z. São Paulo: Globo, 2008.
GUIMARÃES, S. K.; AZAMBUJA, L. R. Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas Inovadoras no Brasil: desafios do novo paradigma de desenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 97, p. 1-20, 2018.
HENRIQUE, D. C.; CUNHA, S. K. da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.
KARIM, M.S.A. Entrepreneurship education in an engineering curriculum. Procedia Economics and Finance, v. 35, p. 379-387, 2016.
KRÜGER, C. Educação empreendedora: características e atitudes de discentes e docentes [Dissertação de Mestrado]. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/18615. Acesso em: 28 dez. 2019.
LEI COMPLEMENTAR Nº 155 (2016). Presidência da República, Lei complementar Nº 155, de 27 de outubro de 2016. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp155.htm. Acesso em: 28 dez 2019.
LOPES, R. M. A. Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Alta Books Editora, 2017.
LOPES, R.; ALMEIDA, M.; Lima, E. Desafios atuais e caminhos promissores para a pesquisa em empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n.4, p. 284-292, 2019.
MEDIDA PROVISÓRIA 881 (2019). Presidência da República, medida provisória 881 (2019). Brasília, 2019. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/mpv%20881-2019?OpenDocument. Acesso em: 28 dez. 2019.
MOTA, D. M. P. et al. O guindaste: uma metodologia ativa para as engenharias compatível com a indústria 4.0/Crane: an active methodology for engineers compatible with industry 4.0. Brazilian Journal of Development, v.5, n.10, p. 19686-19696, 2019.
OLIVEIRA, A. G. M. de; MELO, M. C. D. O. L.; MUYLDER, C. F. de. Educação empreendedora: O desenvolvimento do empreendedorismo e inovação social em Instituições de Ensino Superior. Revista Administração em Diálogo-RAD, v.18, n.1, p. 29-56, 2016.
PEIRIS, I. K.; AKOORIE, M. E.; SINHA, P. International entrepreneurship: A critical analysis of studies in the past two decades and future directions for research. Journal of International Entrepreneurship, v.10, n.4, p. 279-324, 2012.
PINTO, R. B. W. S. (2016). Empreendedorismo e gamificação no desenvolvimento profissional. Linha D’Água, v.29, n.1, p.167-179, 2016.
RESOLUÇÃO CNE/CP 3. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CONSELHO PLENO, RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.
RNCE (2019). Ministério da Educação, Referenciais Nacionais dos Cursos de Engenharia. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/referenciais.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.
RIBEIRO, R. L. de; OLIVEIRA, E. A. D. A. Q.; ARAUJO, E. A. S. de. A contribuição das instituições de ensino superior para a educação empreendedora. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v.10, n.3, 2014.
ROCHA, E. L C. de.; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de administração contemporânea, v.18, n.4, p. 465-486, 2014.
SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v.10, n.3, p. 60-81, 2016.
SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v. 25, n.1, p.217–226, 2000.
SILVA, F. F.; LIMA, H. C. R. de; SILVA, M. F. B. F. Experiências exitosas no ensino universitário de empreendedorismo. Veredas Favip-Revista Eletrônica de Ciências, v. 8, n. 2, p. 36-50, 2016.
SILVA, J. F. da, PATRUS, R. O “bê-á-bá” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.6, n. 2, p. 372-401, 2017.
SILVA, M. A. A de.; REATEGUI, B. A.; OLIVEIRA, C. B. Z. de. Características empreendedoras do discente do curso de Engenharia de Produção na Indústria 4.0. Revista Gestão em Análise, v. 8, n.1, p.150-163, 2019.
SMITH, A. An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations. State College: Jim Manis Editor, 2005.
SOARES, L.; DIEHL, E. E.; VILVERT, A. F. Módulo 6-Metodologia da pesquisa. UNA-SUS, 2016. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3482. Acesso em: 28 dez. 2019.
TEIXEIRA, D. M.; SANTOS, J. M.; FORTES, G. P. Por uma sala de aula mais interessante! senão for isso o que será? a educação empreendedora abrindo portas para o futuro da educação e da economia. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, p.130-163, 2018.
TEIXEIRA, R. L. P.; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. de A. Aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem baseada em problemas em cursos de graduação em engenharia. Humanidades & Inovação, v. 6, n.8, p.138-147, 2019.
VERDE, L. H. L.; MIRANDA, J. I. R de. Uma análise econômica dos resultados brasileiros no Índice Global de Eficiência em Inovação, frente ao novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei n. 13.243/2016). Economic Analysis of Law Review, v. 9, n.2, p.308-337, 2018.
WRIGHT, J. T. C.; SILVA, A. T. B.; SPERS, R. G. O mercado de trabalho no futuro: uma discussão sobre profissões inovadoras, empreendedorismo e tendências para 2020. RAI-Revista de Administração e Inovação, v. 7, n.3, p.174-197, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).