SOFTWARES COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Résumé

O objetivo deste estudo foi construir um panorama de pesquisas brasileiras sobre a utilização de softwares como ferramentas de ensino e aprendizagem para pessoas com deficiência intelectual. Trata-se de um levantamento bibliográfico de artigos publicados, entre 2010 e 2019, disponíveis em periódicos revisados por pares no Portal de Periódicos da CAPES, obtidos a partir de combinações em pares dos descritores: software, softwares, aplicativo, aplicativos, software educacional, aplicativo educacional, deficiência mental e deficiência intelectual. Ao final da seleção, foram analisados dois artigos. No A1, foi utilizado o software SCALA para intervir na produção textual, já no A2 foram: Coelho Sabido, 101 Exercícios, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, com objetivos definidos a partir de habilidades e dificuldades de dois grupos de alunos com DI. Conclui-se que o computador e os softwares educativos, quando utilizados com objetivos pedagógicos, tornam-se recursos facilitadores no ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.

Bibliographies de l'auteur

Fabiola Ferreira Chaves, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/PA)

Especialista em AEE (IBRA), Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais (IBRA), Graduada em Licenciatura em Computação (UFRA), Graduada em Pedagogia (IBRA), Graduanda em Filosofia (IBRA).

Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/PA)

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal Rural da Amazônia

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Publiée
2023-09-20
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Artigos